Magneti Marelli equipa Jeep Renegade com tecnologias inéditas no mercado nacional

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O Grupo Magneti Marelli equipa um dos modelos mais aguardados do ano, o Jeep Renegade, produzido na primeira fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automobiles – em Pernambuco, com produtos e tecnologias inéditas no mercado brasileiro.

Entre os principais destaques estão os faróis duplo-xenônio, que apresentam performance de iluminação superior a 40% quando comparada à de faróis com lâmpadas halógenas convencionais. Além do maior alcance, as lâmpadas de xenônio também melhoram a qualidade da iluminação lateral, graças à sua ampla área de varredura, permitindo ao motorista antecipar suas reações a eventuais obstáculos em seu percurso. A sua luz branca, mais próxima da luz do dia, proporciona maior conforto visual e torna as viagens noturnas menos cansativas.

Outro diferencial é o conjunto de pedais com o pedal de freio híbrido constituído por plástico e metal que assegura menor peso ao conjunto (ganho de até 37% em comparação a um conjunto 100% metálico). Além disso, para o Jeep Renegade, o conjunto de pedais foi desenvolvido com o sistema de desarme dos pedais de freio e de embreagem, o que garante maior segurança ao condutor em caso de colisão frontal.

Confirmando a sua vocação em desenvolver produtos que aliam alta tecnologia e sustentabilidade, a Magneti Marelli equipa o modelo com o sistema de abastecimento de combustível com tanque plástico Multilayer, que garante menor evaporação, reduzindo as emissões, além de ser mais resistente a impactos, característica que garante maior segurança. Também parte do sistema, o tubo de abastecimento de combustível, também de plástico, conta com bocal de enchimento sem tampa com válvula rollover. Essa tecnologia dispensa a tradicional tampa do bocal do tanque e garante a estanqueidade do sistema de abastecimento com o veículo em movimento e até mesmo em situações críticas, como capotamento.

Vale ressaltar também o consagrado e pioneiro sistema de injeção eletrônica de combustível com a tecnologia Software Flexfuel Sensor (SFS®), cuja central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 10 é dotada de nova geração de microprocessadores, responsáveis pelo aumento da capacidade de memória e velocidade de processamento. A ECU Família 10 identifica e processa com mais rapidez centenas de milhares de dados gerados pelos diversos sensores espalhados pelos sistemas mecânicos do veículo e atua de forma mais precisa, otimizando a dirigibilidade, economizando combustível e reduzindo emissões.

Outra particularidade do Jeep Renegade é o quadro de instrumentos digital monocromático de 3,5″ e colorido de 7″, também desenvolvido e fornecido com exclusividade pela Magneti Marelli. Inédito em modelos fabricados no Brasil, a tela do quadro de instrumentos agrega, além das funções tradicionais como o velocímetro e conta-giros, por exemplo, informações de navegação através de pictogramas, conversões, distância e caminhos a seguir. A tela mostra também indicações gráficas de diversos sistemas, como assistência para descida de ladeiras para controle da velocidade em declives com baixo atrito, auxílio para estacionamento, dianteiro, traseiro e lateral, com distância e posição estimada do obstáculo mais próximo e estacionamento semiautomático, que informa as ações que o motorista deve realizar numa manobra de estacionamento.

O Jeep Renegade, por ser um veículo com características off-road, adotou os amortecedores Cofap Full Displacement bitubulares com sistema de válvulas que permitem um controle suplementar das forças de amortecimento em compressão, pela válvula de tração, tecnologia que garante melhor estabilidade e conforto quando comparado a um amortecedor com válvulas convencionais.

As tecnologias Magneti Marelli estão presentes também no sistema de suspensão que equipam o Jeep Renegade, projetados especificamente para as estradas brasileiras para oferecer o máximo de conforto e controle dinâmico ao veículo. A travessa da suspensão dianteira, plana e em aço de alta resistência, permite uma excelente interação com o piso (altura) e contribui ativamente para o desempenho aerodinâmico na parte inferior do veículo, além de apresentar peso reduzido e evitar a transmissão de ruído para o habitáculo. As suspensões dianteira e traseira tipo McPherson utilizam braços oscilantes com a tecnologia Mono e Double Layer, desenvolvidas com aços de alta resistência que proporcionam redução de peso dos componentes sem perder a rigidez estrutural consolidada na marca Jeep.

Desenvolvido pela divisão Sistemas de Exaustão da Magneti Marelli, o coletor de escapamento com conversor catalítico integrado garante menor índice de emissões de poluentes e o silenciador posterior é projetado para garantir melhores desempenho e conforto acústico.

De maneira inédita no mercado, o interior do Jeep Renegade será equipado com painel principal, painéis de portas e console central produzidos pela Magneti Marelli, através de joint venture industrial estabelecida com a Faurecia exclusivamente para essa finalidade. O painel principal será fabricado através do processo de espumação, que confere aspecto e sensação táctil mais agradáveis. Na parte externa, para-choques e para-lamas completam a gama dos componentes plásticos produzidos por esta joint venture, controlada pela Magneti Marelli.

Outra parceria, desta vez entre a Magneti Marelli e a Sole Prima, empresa italiana que desembarca no Brasil para participar desse lançamento, ficará responsável pelas demais peças plásticas de acabamento interno e externo do Jeep Renegade, como colunas internas, tampa interna do porta-malas, protetor de cárter, molduras externas, caixas de roda e muitas outras.

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