Dia Mundial do Turismo espalha atividades por todo o Recife

39
0
COMPARTILHAR

O evento tem o foco no desenvolvimento do turismo em vários bairros da cidade e o fomento da cadeia produtiva local (Foto Daniel Tavares PCR)
O Recife é toda atrativos. Mais do que os tradicionais pontos turísticos que atraem mais de seis milhões de visitantes por ano, a cidade tem um conjunto de lugares onde a população vivencia o seu dia a dia e são potenciais turísticos importantes. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, está promovendo a Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo, entre os dias 24 de setembro e 1 de outubro. Serão oito dias de atividades gratuitas espalhadas por toda a cidade com opções para todas as idades e perfis.

“Programamos uma ação grandiosa. O objetivo é marcar e chamar atenção da população sobre a importância do turismo e de conhecer e valorizar a cidade. Vamos trabalhar com oficinas e o seminário debatendo várias temáticas como turismo criativo e captação de recursos, além de promover a vivência de vários pontos e atrativos do Recife. Para realização de tantas ações envolvemos várias secretarias e parceiros como o Governo do Estado e o Doutores da Alegria. Não vão faltar opções espalhadas pelos quatro cantos da cidade. E tudo gratuito”, comentou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O evento está sendo dividido em três eixos de atuação: Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, Viva!Recife e Turismo na Escola. O primeiro, acontecerá nos dias 25 e 26/09, terá como foco Governança, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e é voltado para profissionais e estudantes da área. Para os debates estão sendo escalados profissionais de referência do setor como a professora Carla Borba e um dos idealizadores do REC’n Play, Leonardo Medeiros.

Os Vivas! convidarão a população a vivenciar espaços públicos pouco explorados, como o Sítio Trindade, em Casa Amarela, e a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Esses locais receberão atividades diversas, de acordo com suas potencialidades. Na Lagoa, no dia 27, a programação é fitness, com esportes, ginástica e crossfit. Já no Sítio, no dia 28, o foco é a saúde e o bem estar. Estão sendo programadas aulas de yoga, Tai Shi Shuan e feirinha de alimentos saudáveis. Além disso, serão realizados três Olha!Recife especiais, com roteiros inéditos, que culminarão na programação do Viva!Recife.

O Turismo na Escola, terceiro eixo temático, é feito em parceria com a Secretaria de Educação. As atividades vão promover, qualificar e incentivar estudantes, professores, gestores, escolas e comunidades com oficinas e atividades turística no museu Aloísio Magalhães (MAMAM), nos dias 28 e 29/09.

A Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo também tem o olhar para a inclusão, com atividades em parceria com o Doutores da Alegria. O destaque vai para o dia 28/09, quando será realizado, das 16h às 18h, um passeio de catamarã pra lá de especial. Desta vez, pacientes e suas famílias embarcarão para conhecer o Recife por outro ângulo. Os Doutores também montarão na sede do Catamaran Tours um consultório de “besteirologia”, para animar os participantes.

Além disso, um novo atrativo será lançado, em um dos cartões postais da cidade, no Dia Mundial do Turismo: O Recife Mais Cultura. A ideia é mostrar a diversidade cultural da cidade fora das datas festivas, sempre às quartas-feiras na Pracinha de Boa Viagem. Uma Aula Espetáculo sobre a Ciranda abrirá os trabalhos no dia 27/09, a partir das 19h.

Para a programação completa, informações e para realizar a inscrição das oficinas, seminários e os Olha!Recife especiais, basta acessar www.diamundialdoturismo.recife.br.

SEM COMENTÁRIOS