Paulista recupera os estragos causados pelas chuvas

42
0
COMPARTILHAR

A iniciativa vai contar com mais de 100 homens e diversos tipos de máquinas.
No Paulista, chegou a hora de recuperar os estragos provocados pelo Inverno rigoroso. Por isso, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos iniciou, nesta segunda-feira (11.09), a Operação Verão. A iniciativa vai contar com mais de 100 homens e diversos tipos de máquinas. O trabalho, que começou pela rodovia PE-22, na altura do bairro da Jaguarana, consiste na realização de uma série de serviços na área de limpeza urbana e manutenção da cidade. A ação segue pelos próximos quatro meses nos bairros do município.

A Operação Verão engloba ações como capinação, varrição, limpeza e pintura de meio-fio, remoção de entulhos, tapa-buracos, reposição de tampas de galerias, nivelamento de vias não asfaltadas, revitalização de praças e reparos do sistema de iluminação pública. A iniciativa terá o apoio de retroescavadeiras, caminhões caçamba e do tipo munck, motoniveladora (Patrol) e carro pipa. Um cronograma de ações foi definido de modo que contemple diversas localidades.

Acompanhando o primeiro dia da operação, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, destacou que a ação faz parte de um compromisso assumido com a população. “Estamos empenhados em fazer o melhor pela nossa cidade. E para fazer o melhor é preciso muito trabalho. Começamos pela prevenção das ocorrências das chuvas nos morros, nos canais e nas áreas de difícil acesso. Agora estamos mobilizados para atuar nas localidades que mais sofreram por conta do inverno. Queremos aproveitar esse período de sol para recuperar os estragos e devolver os espaços públicos à população”, frisou.

A expectativa é de que ao longo dos próximos meses, a Operação Inverno contemple todos os bairros da cidade e os principais corredores viários. O secretário-executivo de Serviços Públicos, Jaime Domingos, revelou que deu o primeiro passo hoje com a ação na rodovia PE-22. “Essa é uma via muito importante para o nosso município. Aqui cuidamos da capinação, tampa de galeria do sistema de drenagem, pintura e limpeza de meio fio, além do nivelamento de um trecho da via e recuperação do símbolo da cidade, que fica na entrada da Jaguarana. E vamos continuar atuando por aqui. Depois seguiremos para os bairros, inclusive, com a possibilidade de abrir duas frentes de trabalho, mas seguindo o nosso cronograma”, argumentou.

Ruas calçadas

“Esperamos mais de 20 anos pela realização desse sonho. Em tempo de inverno a gente sofria com a lama, e no verão, com a poeira. Obrigado por ter olhado por nós, Junior Matuto.” Essas foram às palavras de agradecimento de Aguinaldo Gaspar, 50 anos. Assim como ele, outros moradores participaram, nesta segunda-feira (11.09), do evento de inauguração das ruas Alvarenga e Alpinópolis, localizadas no bairro da Conceição, junto ao prefeito Junior Matuto. Na ocasião, o gestor também deu ordem de serviço para a pavimentação de mais cinco vias, todas na mesma localidade. O evento contou com a presença da primeira dama, Andréa Pereira, além de vereadores e secretários do governo.

A agente Comunitária de Saúde, Aurea Lira, 54 anos, estava bastante feliz, pois agora vai conseguir andar na rua, sem sofrer com a lama. “Sempre que precisava sair de casa em tempo de chuva era um transtorno. Nem adiantava me arrumar, ficava desanimada com isso. Agora parece até que estou vivendo um sonho. Vou poder entrar e sair da rua que moro me sentindo uma pessoa valorizada e que reside em um lugar decente”.

“Não vamos considerar esse encontro de hoje como se fosse o fim de uma obra, mas sim sendo o começo de várias outras que virão. Continuamos no mesmo ritmo de trabalho e de compromisso com o povo. Vamos em frente que a luta não pode parar”, ressaltou o vice-prefeito Jorge Carreiro.

Emocionado, o prefeito Junior Matuto destacou que não há sensação maior de felicidade, do que voltar na comunidade e rever as pessoas, que passaram tanto tempo esperando por isso, com os olhos brilhando de alegria. “Saio daqui hoje muito animado para trabalhar ainda mais por essa cidade e por esse povo tão generoso, que reafirmou a confiança na nossa gestão. Vamos retribuir isso com muito trabalho, carinho e dedicação”.

A Rua Alvarenga possui 293 metros de extensão, enquanto a Rua Alpinópolis tem 280m. Para a realização da pavimentação nas vias foram investidos 694 mil reais. Além da implantação do calçamento em paralelepípedo, as ruas também receberam um sistema de drenagem para o escoamento das águas das chuvas. Os recursos para a execução das obras são fruto de um convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e o Ministério das Cidades. A partilha da verba foi da seguinte forma: 55,7% União e 44,3% Prefeitura. As próximas ruas contempladas com a pavimentação serão: Aratuípe, Ceilão, Alterosa, Aluinópolis e Alvinópolis.

SEM COMENTÁRIOS