Domingo de Páscoa dá início à Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

145
0
COMPARTILHAR

Procissão, Hasteamento de Bandeira e Missa marcaram a abertura da 358ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como a Festa da Pitomba, neste domingo (05). O evento abriu a programação dos próximos nove dias, que acontecerá no Monte dos Guararapes, em Prazeres.

A procissão, que saiu da casa da religiosa Maria José de Souza, de 84 anos, na Av. Barreto de Menezes, seguiu atrás do trio elétrico até o Santuário no Monte dos Guararapes. “Eu ganhei esse presente do Pe. André de largar a procissão da minha casa. Eu sou filha de Nossa Senhora dos Prazeres. Nasci e fui criada aqui nessa igreja”, comemorou Maria José.

Crianças, jovens e idosos somaram centenas de romeiros, devotos da Santa, que aproveitam a data para pedir bênçãos e agradecer as que já receberam. Para a senhora Rosália Celestina, esse momento tem um grande significado, “Eu consegui uma grande vitória e vim agradecer. Eu precisava operar a perna, mas rezei muito para a Nossa Senhora dos Prazeres e eu não vou mais precisar”.

Já a senhora Silvia Maria que completou 48 anos que frequenta a festa, foi agradecer pela saúde e pela graça de todo ano subir e descer o monte pela Nossa Senhora dos Prazeres com a idade de 70 anos.

Depois da romaria foi hasteada a bandeira de Nossa Senhora em frente ao santuário, entre calorosas palmas, reza da Ave Maria e o hino de Nossa Senhora dos Prazeres. A simbologia marca a abertura da novena durante a mais tradicional manifestação cultural de Jaboatão dos Guararapes.

O evento finalizou com a Missa Festiva Campal celebrada pelo Dom Luiz Pedro Soares (Prior do Mosteiro de São Bento de Olinda) e Dom Genival Saraiva de França (Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife). A festa da pitomba, dividida entre a festa sagrada e festa profana, segue até o dia 13, com programações culturais e religiosas no Monte dos Guararapes.

SEM COMENTÁRIOS