Tornado na praia de Piedade

171
0
COMPARTILHAR


Um mini tornado deixou banhistas na Praia da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, em pânico. Mas tudo não passou de um susto, não houve danos materiais e ninguém se feriu, embora o fenômeno tenha arrancado barracas de praia, cadeiras, mesas e até mesmo arrancado folhas de coqueiros.

De acordo com a meteorologista Edvânia Santos, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o fenômeno foi isolado e por isso não há como prever o surgimento. No entanto, ela explicou que o que aconteceu pode ter sido provocado pela coação de dois fenômenos meteorológicos atualmente registrados no Estado como a zona de convergência intertropical e vórtices ciclônicos de altos níveis.

“Os dois sistemas estão provocando muita umidade, e provavelmente, provocando nuvens um pouco mais densas, e essas nuvens é que ajudam na formação desses fenômenos. No caso que ocorreu em Piedade, foi um vento forte, formando um vórtice em uma coluna de água ligada a uma nuvem um pouco mais densa, que chamamos de cumuliforme”, concluiu Edvânia.

SEM COMENTÁRIOS