Projeto leva Câmara de Jaboatão às ruas e dá voz ao povo

137
0
COMPARTILHAR

Vereador Ênio Batista: participação popular nos trabalhos do Legislativo de Jaboatão
A Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes poderá realizar pelo menos uma e no máximo duas sessões fora de sua sede a cada mês, com a participação de populares no microfone do plenário pelo tempo de 30 minutos, segundo Projeto de resolução apresentado pelo vereador Ênio Batista (PRP). Nas chamadas “sessões itinerantes” não haverá votação de projetos, e nelas serão obedecidos os procedimentos das sessões ordinárias realizadas na sede da Câmara, exceto votações.

As sessões itinerantes serão realizadas nas divisões regionais do Município, e sua escolha obedecerá a uma alternância de tal forma que todas as divisões possam ser atendidas. A escolha da divisão regional e o local onde se realizará a sessão itinerante será definida pela Mesa Diretora do Legislativo Municipal, que também cuidará da requisição de força policial para o local e determinará os recursos necessários para a realização da reunião externa.

FUNCIONAMENTO DO PARLAMENTO

Ao justificar seu projeto, o vereador Ênio Batista explica que se objetivo é fazer com que toda a população de Jaboatão dos Guararapes possa ter acesso às sessões da Câmara Municipal e tenha a oportunidade de conhecer o funcionamento de um parlamento.

“Além de conhecer o trabalho de cada vereador, esta é, a nosso ver, uma forma de se democratizar os espaços públicos, abrindo a possibilidade da participação mais ampla de todos os segmentos que compõem a comunidade local”, afirmou o vereador.

Ele também ressalta que as sessões itinerantes servirão para facilitar aos moradores o encaminhamento das reivindicações demandas das localidades onde serão realizadas, por meio da tribuna livre cujo tempo de 30 minutos poderá ser dividido até entre seis oradores.

SEM COMENTÁRIOS