Parque da Macaxeira recebe Festival da Juventude

50
0
COMPARTILHAR

Apresentações musicais e oficinas fazem parte da programação do evento, que receberá uma prévia do Coquetel Molotov (Foto: Grupo Arrete/Divulgação)
A Prefeitura do Recife realiza, neste domingo (1º), o I Festival da Juventude do Recife, no Parque da Macaxeira. A programação gratuita inclui apresentações musicais, intervenções artísticas, oficinas, rodas de diálogo, feirinha e uma prévia do festival No Ar Coquetel Molotov, com o objetivo de promover um encontro de celebração entre as diversas “juventudes” da cidade, para que se integrem e troquem ideias sobre suas manifestações culturais e políticas.

Trazendo como pano de fundo a luta pela garantia dos direitos da juventude recifense, o evento tem como tema #AfirmandoOsSeusDireitos e é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, o No Ar Coquetel Molotov, a Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer e diversas outras secretarias da Prefeitura do Recife. Durante a tarde do domingo, das 13h às 18h, a organização do festival espera um público de dois mil jovens.

Uma prévia da 14ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov será realizada durante o Festival de Juventude do Recife, com a apresentação do músico e produtor pernambucano Barro e do grupo de hip hop Arrete, formado por mulheres. Além disso, também haverá apresentação do grupo de afoxé Oxum Pandá e do DJ Fábio Cavalcante. Com a realização do evento, a Secretaria Executiva de Juventude pretende proporcionar aos jovens um momento de socialização cultural e contribuir para a garantia dos direitos da juventude à cultura e ao lazer.

Serão oferecidas para a população oficinas de grafite e de turbante, aulão de breakdance (dança de rua) e espaço para quem quiser andar de skate. Haverá também bate papo sobre o impacto da reforma do ensino médio na vida dos jovens, igualdade racial e intolerância religiosa, gênero e empoderamento feminino, além de discussões sobre projetos de vida, com o objetivo de incentivar o jovem a sonhar e a buscar a realização desses sonhos.

Os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife distribuirão preservativos, farão teste rápido de HIV e darão orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e sobre saúde bucal. Já a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente dará informações sobre o Prouni Recife e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte).

SEM COMENTÁRIOS