Mulheres do Ipojuca debatem questões de gênero e raça

152
0
COMPARTILHAR

Gênero, raça e etnia são temas de debates para mulheres do Engenho Caetés
Gênero, raça e etnia são temas de debates para mulheres do Engenho Caetés
Mulheres do Engenho Caetés, situado no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, participaram de um ciclo de debates sobre gênero, raça e etnia, realizado pela Secretaria da Mulher do Ipojuca. A atividade teve o objetivo de fortalecer a Identidade da mulher negra, através das histórias, símbolos e acessórios da estética da cultura africana. Na reunião, na tarde da quinta-feira (14), as participantes conheceram o turbante em tecido, símbolo de cultura e beleza negra.

Edileuza Maria dos Santos, avaliou positivamente a iniciativa da secretaria. “Adorei esse encontro. Eu sou negra e não sabia, sempre dizia que era moreninha. A secretaria merece os parabéns por esse momento”. Afirmou. Também foi apreciado o vídeo “Uma infância sem Racismo” que faz um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.

Vale lembrar que o ciclo de debates é em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha – 25 de julho e vai percorrer os vinte engenhos que estão situados nos distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca – Sede. Engenho Pirajá será o próximo engenho contemplado com o debate neste dia 19 de julho, a partir das 14 horas.

O ciclo faz parte das ações estratégicas da Secretaria Especial da Mulher por meio do Programa Mulheres em Ação, cuja finalidade é o fortalecimento sociopolítico e autonomia desenvolvendo oficinas, palestras, cursos de qualificação profissional, elevação da escolaridade e ações de saúde para as mulheres dos diversos assentamentos e engenhos do município.

SEM COMENTÁRIOS