Gestantes do Paulista recebem repelente para prevenir Zika

48
0
COMPARTILHAR

As gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família que realizam o pré-natal nas unidades básica de saúde do Paulista estão recebendo repelentes para se proteger do Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika – este último capaz de provocar a Microcefalia nos bebês. A ação faz parte de uma parceria entre a Administração Municipal e o Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (04.08), as futuras mamães do bairro de Arthur Lundgren I foram contempladas. Elas são assistidas na USF da comunidade.

Ao todo, 733 repelentes foram destinados ao município pelo Governo Federal. A distribuição está sendo feita nas unidades de saúde da cidade. Cada gestante tem direito a um frasco, independentemente da idade gestacional. Em Arthur Lundgren I, sete grávidas já foram beneficiadas. O produto pode ser aplicado na forma de spray, garantindo maior durabilidade.

“Além de entregar o repelente, aproveitamos a consulta para passar uma série de orientações. Procuramos alertar as futuras mamães sobre a necessidade de usar o produto pelo menos duas vezes por dia e colocar roupas mais compostas para diminuir a área de exposição para o mosquito”, explicou a enfermeira e gerente da unidade, Ana Paula Barbosa.

A coordenação Saúde da Mulher do município ficou responsável pela entrega nas unidades, de acordo com as listas enviadas pelas equipes de saúde. Uma triagem é feita, com uso de um sistema, para identificar o quantitativo de gestantes estão cadastradas no Bolsa Família.

SEM COMENTÁRIOS