População de Rio Formoso recebe ml kits de higiene bucal

54
0
COMPARTILHAR

Município também recebeu equipamento para auxiliar nas consultas odontológicas
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá continuidade as suas ações de promoção à saúde para a população atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas. Nesta sexta-feira (9), foram entregues 1 mil kits de higiene bucal para os moradores de Rio Formoso, na Zona da Mata, além de momento educativo para reforçar a importância de manter o hábito da escovação. As entregas ocorreram na zona rural do município (Engenho Cucaú), pela manhã, a partir das 9h, e na da Rua da Lama, a partir das 14h. As atividades são uma parceria com o projeto Um Sorriso do Tamanho do Brasil da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Os kits de saúde bucal são formados por escova, pasta dental, sabonete e folheto informativo. “A Secretaria Estadual de Saúde está desenvolvendo diversas ações de saúde em Rio Formoso, como o Hospital de Campanha, as atividades nos abrigos e os auxílios técnicos à secretaria municipal. A distribuição dos kits com escova e creme dental envolve a estratégia para a prevenção da cárie dentária, um dos principais agravos da saúde bucal, e o estímulo à cultura de higiene bucal diária”, destaca o coordenador de Saúde Bucal da SES, Paulo César de Oliveira.

Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem agravar enfermidades como doenças cardiovasculares e diabetes.

AUTOCLAVES

Além da entrega dos kits de saúde bucal, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está repassando duas autoclaves ao município de Rio Formoso. O equipamento é utilizado para a esterilizar os instrumentos utilizados nas consultas odontológicas.

SEM COMENTÁRIOS