5 vinícolas nos arredores de Curitiba para aproveitar aos finais de semana; confira
A poucos quilômetros de Curitiba, os amantes de um bom vinho podem curtir momentos de degustação em meio à natureza. Neste artigo você conhecerá cinco lugares. Todas elas promovem o enoturismo, que segundo o sommelier Luciano Mestrich têm ganhado cada vez mais destaque no país. Ele explica ainda que a América Latina é um lugar privilegiado para a produção de vinhos de alta qualidade, por conta de suas condições climáticas e geográficas que favorecem a viticultura em diversos países da região.
5 vinícolas nos arredores de Curitiba
Confira a seguir cinco destinos para curtir o fim de semana regado a um bom vinho, além de conferir paisagens deslumbrantes. Todos esses locais promovem o enoturismo com visitas guiadas e degustação.
Vinícola Franco Italiano
Pioneira na Região Metropolitana de Curitiba na fabricação de espumantes pelo método champenoise, a vinícola já foi premiada internacionalmente com vinhos de uvas Shiraz, Merlo, Cabernet Souvignon e seus espumantes. Há visitas guiadas de segunda a sábado sem necessidade de agendamento (exceto para grupos com mais de 10 pessoas). O tour envolve degustação, além de um passeio pela cave e pela enoteca, que armazena garrafas de vinhos históricos e safras antigas. Além disso, vinhos coloniais ou finos, espumantes, sucos e limoncello podem ser comprados na loja e consumidos no Wine Garden, onde os clientes ganham taças e mantas para curtir o dia com conforto e apreciando a natureza.
Vinícola Legado
Em 1998, o local passou a promover a visita guiada em razão de possuir uma plantação de 200 pés de Cabernet Sauvignon importados da França dura aproximadamente 1h30. Atualmente seus 5 hectares abrigam, além da Cabernet Sauvignon, uvas Merlot, Pinot Noir, Viognier, Chardonnay, Meunier e Alvarinho. Há passeio pela propriedade com degustação de três vinhos. As visitas ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Bosques e áreas de piquenique ao redor da casa sede da vinícola são pet friendly. É possível levar comida ou encomendar uma cesta diretamente com o pessoa da Legado, que também oferece tábuas de frios e vinhos em taça. Além disso, a propriedade conta com um wine bar com vista panorâmica à beira da piscina, a vinícola é aberta de sexta a domingo, sendo uma opção para uma tarde quente com pôr de sol.
Vinícola Araucária
Já a Vinícola Araucária conta com mais de 113 hectares de área verde com rios, lagoas, mirantes, trilhas, cachoeiras e, claro, vinhedos. Ao todo, são mais de 30 pontos de visitação dentro da propriedade. E ainda é possível encontrar uma série de murais que reproduzem obras de Poty Lazzarotto, grande nome das artes plásticas do estado. O artista também dá nome a uma das linhas de vinhos da marca, cujos rótulos levam suas ilustrações. Na visita guiada é possível degustar três rótulos diferentes, escolhidos semanalmente.
Cave Colinas de Pedra
O nome da vinícola vem de uma sugestão ao proprietário para que transformasse o túnel ferroviário adquirido em um leilão da extinta rede ferroviária (construído em 1883) em uma cave de maturação de vinhos espumantes. Isso porque sua temperatura interna constante entre 16 e 17 graus é a ideal para a maturação da bebida. O espaço também conta com uma litorina da década de 1960, muita área verde em meio à Mata Atlântica, com gazebos e cadeiras para curtir a natureza. O tour guiado ocorre aos sábados, domingos e feriados e abrange um almoço completo e harmonizado com pratos quentes, saladas, pães, antepastos, patês, queijos finos e sobremesas. A vinícola é fruto da parceria com a vinícola gaúcha Família Geisse de Pinto Bandeira.
Família Fardo
Por fim, a Fardo surgiu de um sonho de Ambrosio, que sempre dizia que um dia teria uma vinícola para produzir e saborear seu vinho. No início, o espaço foi construído para abrigar os tonéis de madeira da família Farroupilha (RS). Apenas em 2009 que a fabricação própria foi iniciada. No entanto, a comercialização dos vinhos ocorreu 5 anos depois, em 2014. E agora, uma década depois, a Vinícola Família Fardo conquistou reconhecimento nacional e internacional com vinhos premiados, o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, entre outros títulos. Além disso, as construções em pedra basalto ajudam a preservar a temperatura de modo a conservar melhor os vinhos que podem ser degustados em visitas guiadas. A propriedade conta com um vinhedo, campos abertos e uma pequena capela. Já o deck com vista para a natureza é um convite para degustação dos vinhos.
Fonte: Foto de freepik na Freepik