Geração de renda a jovens em Pombos tem apoio da OSC Giral, que oferece orientação e financiamento para início de pequenos negócios
A partir do programa Adolescentes e Jovens Transformando o Campo e a Cidade, a OSC Giral está apoiando iniciativas de empreendedorismo no município de Pombos, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 60 km do Recife.
Geração de renda a jovens em Pombos
A geração de renda a jovens em Pombos engloba projetos enquadrados em serviços, comércio e atividade agrícola e está beneficiando, neste primeiro ano, 50 participantes entre 16 e 21 anos.
De acordo com o presidente da instituição, Leonildo Moura:
“Desde a sua fundação, há 15 anos, a Giral apoia iniciativas de geração de renda. Sabemos o quanto é importante apoiar a juventude nesse caminho e que essa transformação é ampla e impacta a comunidade e a sociedade.”
Os projetos aprovados recebem mentoria para serem desenvolvidos e o investimento de R$ 900 para as primeiras aquisições de início para os negócios.
Apicultura
Além disso, um dos projetos que mais chama atenção é de apicultura. Pombos, a terra do abacaxi, não tem tradição no manejo de abelhas, porém, tem potencial para a atividade, destaca Leonildo.
“São três jovens envolvidos nesses projetos, que tem muito potencial para dar certo. Com a verba inicial, foi possível adquirir os instrumentos necessários e eles também receberam suporte técnico.”
Trio de apicultores
A agrônoma Isabela Lima, coordenadora pedagógica do projeto, explica que o trio de apicultores – os primos Tamires, João Vitor e Vinícius, que têm entre 18 e 20 anos – moram na comunidade de Mocós, na área rural de Pombos.
“Eles participaram de uma capacitação em apicultura há um ano, mas faltava a formação técnica para conduzir o negócio e saber como usar os recursos.”
Apesar do município não ter tradição na apicultura, possui condições ideais para a cultura. Na família desses jovens empreendedores, os avós já tinham feito o manejo de abelhas, mas tudo muito rudimentar.
De acordo com Isabela, Tamires, João e Vinicius foram selecionados pelo projeto e iniciaram a formação. E desde o começo já tinham uma ideia clara de queriam apicultura e trabalhar juntos neste negócio. E durante a capacitação aprenderam a como trabalhar, além de desevolverem técnicas de educação financeira e de tecnologia dentro da realidade rural.
Ao apresentar o projeto, com introdução, objetivo, resultados esperados e tabela de orçamento, eles foram aprovados e receberam os recursos, um total de R$ 2.700. Com o valor, adquiriram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) voltados ao manejo das abelhas, caixas para apreensão dos insetos, fumegadores e outros equipamentos. Em três meses, já conseguem vender mel.
Comitê gestor
Vale ressaltar, que todos os projetos selecionados passaram por análise de um comitê gestor, composto por secretários da Prefeitura de Pombos, que é parceira do programa, além de entidades como o Centro de Mulheres local e técnicos. A avaliação considera a viabilidade dos projetos, analisando a ideia, orientando a condução e projetando resultados. Há ainda projetos na área de Beleza (cabeleireiro e manicure), Empreendedorismo Social (que trabalha a autoestima feminina) e artesanato.
Programa Amigo de Valor
Por fim, a iniciativa tem apoio do Programa Amigo de Valor, do Santander, que viabiliza projetos voltados a crianças e adolescentes de todo país com recursos de doações do Imposto de Renda.
*Foto: Reprodução