Atendimento oftalmológico em PE abrange região de cidade de Palmares
Desde a semana passada, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), que fica na cidade de Palmares, passa a integrar os serviços de saúde do Projeto Boa Visão. A iniciativa oferta consultas oftalmológicas gratuitas a estudantes da rede pública de ensino estadual. A meta é atender 30 estudantes mensalmente nesta unidade.
Atendimento oftalmológico em PE
Além disso, desde o início deste atendimento oftalmológico em PE, os primeiros 30 alunos (que passaram por triagem da Secretaria Estadual de Educação – SEE) por apresentarem certa dificuldade ao enxergar, passarão por consulta com oftalmologista. Mas, se for necessário, também receberão óculos de correção. Eles serão produzidos pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe).
Contudo, o início da atividade selecionou alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na Escola Estadual Padre André Albert Coopman, que fica no Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão.
Projeto na Zona da Mata Sul
Vale destacar que a UPAE Palmares, inaugurada em setembro, é o segundo serviço a receber o Projeto na Zona da Mata Sul, e o 11º ponto de atendimento do Boa Visão no Estado.
Mais municípios beneficiados
Com a expansão do projeto na região, outros 14 municípios receberão o atendimento oftalmológico. São eles: Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Xexéu.
Triagem para o atendimento oftalmológico em PE
De acordo com Mayra Ramos, coordenadora do Projeto Boa Visão, a triagem de acuidade visual dos alinos é feita no próprio ambiente escolar, pelos professores e servidores das escolas. Além disso, esses profissionais passaram por capacitação promovida pelos agentes multiplicadores da Secretaria Estadual de Educação, que também doram treinados por oftalmologistas.
O próximo passo é encaminhar o aluno que apresentar um problema ocular diretamente para uma consulta oftalmológica nas UPAEs Palmares ou Escada. Isso dependerá do município de residência, explica Mayra Ramos.
“A principal finalidade do Projeto Boa Visão é proporcionar o diagnóstico de doenças oftalmológicas dos estudantes da rede estadual de ensino público, e oportunizar que eles tenham acesso a óculos de correção de maneira gratuita. A iniciativa ajuda também na melhora do rendimento escolar desses alunos evitando evasão e repetência escolar.”
Como atua a iniciativa
O Projeto Boa Visão atua como uma iniciativa intersetorial entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação e o Lafepe. Inaugurada em 2012, o projeto já realizou 118.329 consultas oftalmológicas e forneceu 76.832 óculos corretivos. Além da unidade de Palmares, as UPAEs de Escada, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, e o Hospital Geral de Areias, no Recife, também funcionam como pontos de atendimento do Programa.
*Foto: Reprodução