Dívidas de brasileiros em abril revelou que de cada 10 pessoas, 4 estavam nesta situação
De acordo com o Mapa da Inadimplência desenvolvido pela Serasa, em abril de 2023, o número de endividados chegou a 71,44 milhões, cerca de 41% dos brasileiros com 14 anos ou mais. Ao todo, os valores das dívidas somaram R$ 334,5 bilhões. Em abril de 2022 eram 66,13 milhões de inadimplentes no país, que juntos tinham R$ 271,6 bilhões em dívidas.
Dívidas de brasileiros em abril
Além disso, o Mapa da Inadimplência também faz um raio x dos das dívidas de brasileiros em abril. E no mês estudado, o estado com maior taxa de inadimplência no país era o Amapá – quase 53% da população adulta estava endividada no período. Os devedores possuem em maior parte entre 26 e 60 anos. Já as dívidas mais frequentes eram com bancos ou cartão de crédito (32%), contas básicas como água, luz e gás (22%) e varejo (11%).
Para quem passa por este problema, deve procurar ajuda profissional. No mercado há algumas companhias especializadas em renegociação de dívidas, como a empresa O Facilitador, por exemplo. Com isso, o próximo passo é se tornar um cidadão adimplente novamente.
Dados do Banco Central
Contudo, dados do Banco Central, em junho de 2022, apontam que a quantidade de cartões de crédito (190,8 milhões) representava quase o dobro da população economicamente ativa no Brasil (107,4 milhões), segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estatísticas do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Além disso, o BC também identificou que, em 2022, 85 milhões de clientes tinham usado algum saldo em cartão de crédito. Esse número representa um crescimento de 30,9% em relação a junho de 2019, quando esse indicador era de 64,7 milhões.
Cartões, juros e taxa Selic
Por fim, mesmo diante da popularidade dos cartões no país, o Brasil possui a maior taxa de juros reais do mundo e nos últimos 2 anos a taxa Selic de juros aumentou quase 7 vezes.
*Foto: Reprodução/Unsplash (rupixen.com – unsplash.com/pt-br/fotografias/Q59HmzK38eQ)