Saúde mental em Natal pode ser acessada em Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
Um recente relatório do Global Mind Project, com dados referente a todo o planeta, constatou que o bem-estar mental no Brasil, em 2023, continuou nos mesmos índices de 2021 e 2022, época de pandemia de covid-19. Neste caso, 34% dos entrevistados disseram estar angustiados.
Saúde mental em Natal
Além disse, o panorama da saúde mental em Natal é baseada na oferta de serviços de assistência à população, sobretudo na rede pública. Já os casos menos graves podem ser acessados na Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato, mesmo diante do aumento de casos de ansiedade, na pandemia, as pessoas aprenderam a focar em seu bem-estar.
Casos mais graves
Por outro lado, nos casos mais graves, que envolvem emergências psiquiátricas, os atendimentos acontecem em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). É o que explica a Secretaria Municipal de Natal (SMS), frisando que a população tem à disposição os serviços de manejo de crise na UPA mais próxima, bem como o pronto-socorro do Hospital Municipal dos Pescadores, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do telefone 192. Pelo número, é possível solicitar a locomoção até à unidade mais próxima.
Intenso sofrimento psíquico
Por sua vez, os pacientes que apresentam intenso sofrimento psíquico podem contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os CAPS atendem prioritariamente pessoas em situação de grande sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes. Isso inclui aqueles associaados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e situações clínicas que impossibilitem constituir laços sociais e realizar projetos de vida.
Assistência nos CAPS
Além disso, a assistência nos CAPS é prestada de modo interdisciplinar, com uma equipe formada por psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem, farmacêuticos, pedagogos e arte educador. As atividades podem ser coletivas (grupos de usuários ou individuais). Após o acolhimento inicial e avaliação da equipe, o cuidado nesses espaços é desenvolvido através de Projeto Terapêutico Singular (PTS), que consiste em um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas para garantir o fortalecimento da rede de apoio do paciente.
Sobre o acesso
O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica. Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h.
A SMS diz ainda que é possível encontrar atendimento tanto com psicólogos quanto com psiquiatras. E há também a possibilidade de atendimentos individuais da equipe interdisciplinar, atendimentos em grupos, busca ativa, dispensação de medicamentos psicotrópicos, acolhimento, atividades artísticas e outros.
Complexo de Saúde Severino Lopes
A população também dispõe dos serviços do Complexo de Saúde Severino Lopes, no barro Vermelho, na zona Leste da capital. Esse é um hospital com leitos contratualizados, regulados por meio das UPAs e pronto-socorro municipal para usuários do SUS de Natal.
Hospital João Machado
Por fim, os pacientes também podem ter acesso ao Hospital João Machado, no âmbito da rede estadual, mediante regulação. Todavia, não existe mais serviço de demanda espontânea na unidade. Os pacientes devem procurar as UPAs, recomenda a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Fonte: Foto de freepik na Freepik