Super laboratório chamado de Núcleo Técnico Operacional possui capacidade para processar com eficiência aproximadamente 2,6 milhões de análises por mês
Na última quarta-feira (18), o Sistema Hapvida e a Roche Diagnóstica Brasil inauguraram o Núcleo Técnico Operacional (NTO). O super laboratório é uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrado com capacidade para processar com eficiência 95% dos exames feitos mensalmente pela rede. Ou seja, 2,6 milhões de análises por mês.
Super laboratório – investimento
O investimento para a construção do super laboratório foi de R$ 46 milhões. Além disso, o NTO é o primeiro projeto desta proporção da Roche fora de solo europeu. A unidade já se encontra em funcionamento.
A inauguração contou com a presença dos diretores das duas empresas, que visitaram as instalações no bairro da Imbiribeira, no Recife.
Pioneirismo no Nordeste
Com esta instalação, o Nordeste se torna pioneiro neste tipo de polo de saúde no país. O super laboratório da Hapvida e da Roche é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada deste porte à região. Portanto, isso revela maior agilidade, controle e qualidade às análises, processamentos e logísticas de exames laboratoriais de atendimento do Sistema Hapvida, que conta com aproximadamente 870 mil beneficiários em Pernambuco.
Com instalações automatizadas, o local pretende reduzir custos integrando os resultados dos testes ao sistema de registros médicos eletrônicos proprietários do Hapvida. Sobre isso, o CEO do Hapvida, Jorge Pinheiro, afirma:
“O NTO tem capacidade para processar rapidamente tanto testes mais simples quanto os mais complexos, aumentando o nível de verticalização de exames laboratoriais e otimizando a utilização de nossa capacidade produtiva, sem qualquer intervenção humana, aumentando a confiabilidade dos resultados.”
Vale ressaltar que no sul do país, em Santa Catarina, o foco tem sido em estudos para reduzir sequelas da Covid-19, já com resultados satisfatórios.
Avanços para a rede Hapvida
Além disso, Cidéria Costa, superintendente de serviços de diagnósticos por imagem e laboratorial do Sistema Hapvida, complementa que o NTO PE um grande avanço para toda a rede, que possui mais de 6,5 milhões de clientes em todo o Brasil:
“Nós vamos receber amostras do Brasil inteiro. Assim, haverá centralização, otimização de recursos e prazos, além da possibilidade de rastreabilidade do processo como o todo. Estamos muito felizes com essa parceria e com os benefícios que ela aponta.”
Por fim, o presidente da Roche Diagnóstica Brasil, Antonio Vergara fala sobre a parceria com o Sistema Hapvida:
“Esta parceria permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas não só na parte de diagnóstico como também no acompanhamento da saúde dos usuários da rede, colocando a Roche cada vez mais perto dos pacientes. É um grande avanço para a saúde no Brasil e estamos muito orgulhosos em poder ampliar o acesso da população a este tipo de inovação.”
*Foto: Divulgação/José Britto