Base Aérea do Recife já tem data de desativação e que será ao mesmo tempo do aniversário de 83 anos da base
A Base Aérea do Recife (BARF), será desativada nesta quinta-feira (24). Criada durante a 2ª Guerra Mundial, em 1941, a instalação fica no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana. A data da desativação coincide com o aniversário de 83 anos da base.
Base Aérea do Recife
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) explicou que a desativação da Base Aérea do Recife será feita apenas por conta de aspectos no que diz respeito às operações aéreas.
Boletim do Comando da Aeronáutica
No Boletim do Comando da Aeronáutica foi destacado que a FAB observou ao longo dos anos uma diminuição expressiva nas atividades desenvolvidas nesta base.
A nota diz ainda que por não haver unidades aéreas sediadas, a organização militar voltou-se para a Segurança e Defesa, bem como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife.
Vale lembrar que antes, a base vinha sendo usada, por exemplo, em operações da FAB, como a que trouxe brasileiros do Oriente Médio, no começo do conflito entre Israel e Hamas, em outubro de 2023.
Eficiência administrativa e econômica
Além disso, o comando aéreo alegou que a desativação da BARF busca promover eficiência administrativa e econômica. Com isso, as atividades serão redistribuídas para outros locais vinculados à Força Aérea na capital pernambucana.
O Grupo de Segurança e Defesa do Recife (GSD-RF) e a Assistência Religiosa passarão à subordinação do II Comando Aéreo Regional (Comar) que fica em Boa Viagem, na Zona Sul; e a Banda de Música passará à subordinação do Grupamento de Apoio do Recife (GAP-RF), também localizado em Boa Viagem.
Transferência
A Força Aérea Brasileira explica também que a decisão implicará na transferência de subordinação do Comando de Preparo (Comprep) ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), mais precisamente ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), que fica no bairro de Jardim Jordão.
Todavia, apesar da desativação da base, será preservada toda a infraestrutura existente e não haverá movimentação de efetivo para outras localidades.
Planejamento
Por fim, ainda está previsto o planejamento de atividades essenciais de controle do espaço aéreo vinculadas à BARF, bem como a operação dos controles de aproximação de Maceió/AL e de Aracaju/SE, que passarão a operar a partir desta base, o que resultará em incremento do efetivo da guarnição de Aeronáutica do Recife para 2025.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/aeronaves-em-um-aeroporto_2792094.htm#fromView=search&page=1&position=19&uuid=f096f8d4-e77b-496a-a990-99fce595a7db