Concursos carnavalescos no Recife tiveram reajuste de 40% no valor das premiações para 2023
A Prefeitura do Recife abriu inscrições para os tradicionais concursos de cultura carnavalesca. Portanto, os foliões interessados devem se inscrever presencialmente para os seguintes concursos: Rei Momo, Rainha do Carnaval, Passistas, Fantasias, Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira até o dia 12 de janeiro no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39. O atendimento ocorre de segunda à sexta das 9h às 17h.
Concursos carnavalescos no Recife
Além disso, a grande novidade dos concursos carnavalescos no Recife é o reajuste no valor das premiações anunciado pelo município. No caso, o incremento é de 50%, escalonado em dois anos, sendo 40% já para 2023 e os 10% restantes para o ano de 2024. No total, serão distribuídos R$ 206 mil.
Detalhes de cada concurso
Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval
A competição define a realeza do Carnaval do Recife. Ela é dividida em três fases que ocorrem em dias diferentes: 18, 20 e 27 de janeiro.
Concurso de Passistas
Essa competição é destinada aos que dominam os passos do frevo. Ela possui cinco categorias tanto femininas, quanto masculinas: Infantil, Mirim, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e Passista de Rua. O concurso ocorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro.
Concurso de Fantasias
O 8º Concurso de Fantasias de Recife vai ocorrer no dia 8 de fevereiro, e premia as melhores fantasias dos foliões recifenses. Ele possui duas categorias: Luxo e Originalidade. Cada uma delas premia três concorrentes.
Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira
Por fim, neste concurso, os competidores disputam o título de Melhor Porta Estandartes de: Tribo de Índio, Caboclinho, Clube/Troça, Flabelista, Maracatu de Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Bois de Carnaval, Mestre Sala e Porta Bandeira, todos nas categorias adulto e infantil. A competição ocorre entre os dias 23 e 25 de janeiro.
Concurso de Agremiações
Com inscrições feitas simultaneamente ao chamamento para habilitação à subvenção carnavalesca e já encerradas, o maior e mais antigo dos concursos de Momo também teve valores reajustados. Tradição iniciada na década de 1930, que já percorreu vários bairros da cidade, o concurso reúne centenas de agremiações de onze modalidades: escola de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos, divididas nos grupos Especial, 1, 2 e Acesso. Ocorrerá no domingo, segunda e terça de Carnaval.
Editais
Os editais dos concursos e modelos de documentações necessárias estão disponíveis no site do Cultura Recife.
*Foto: Reprodução