Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica termina neste domingo (24)

Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica irá contemplar pessoas de baixa renda com tratamentos

Com encerramento neste domingo (24), o 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD) acontece no Teatro Guararapes e Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Além disso, estão sendo oferecidos 82 cursos práticos número recorde da história de congressos de dermatologia, segundo a organização do evento.

Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

O 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica será o primeiro grande evento na área de saúde realizado no país, desde 2020, início da pandemia da Covid-19. Desde 1989 ele é promovido pela SBCD, o CBCD é o único evento científico da especialidade no Brasil.

De acordo com Emerson Andrade Lima, presidente do 32º CBCD e vice-presidente da SBCD:

“Depois de dois anos sem realizar o CBCD devido à pandemia da Covid-19, voltamos em 2022 com um Congresso repleto de conteúdo e programação diversificada. O Congresso vai trazer o que há de mais atualizado na área, através de especialistas renomados de todo o Brasil e também nomes internacionais. Debateremos sobre as novas tecnologias, dilemas, desafios e tratamentos promissores.”

Pessoas de baixa renda serão beneficiadas

Além do convite a dermatologistas do Brasil e do exterior, pessoas de baixa renda serão beneficiadas nesta edição do congresso. De acordo com o presidente da CBCD, quase 250 pacientes vão ser contemplados com tratamentos durante os últimos três dias de evento. O número significa o dobro das últimas edições realizadas pelo País.

Sobre isso, Dr. Emerson ressaltou:

“Vamos conseguir atender mais de 250 pacientes carentes, que não teriam acesso a estes procedimentos. Eles foram escolhidos através dos médicos dermartologistas que coordenam os cursos aqui no Recife. Vai de implante capilar até cirurgia de orelha, de unha… Escolhemos realmente uma população que não teria condições de fazer isso no setor privado.”

Inscrições

Embora o curso tenha começado na terça (19), as inscrições seguem abertas para médicos e estudantes da área. A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas participem do evento, sendo dois mil congressistas e um mil profissionais da área farmacêutica.

Cursos do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

Entre os cursos práticos oferecidos estão:

  • Correção de Fenda de Lóbulo de Orelha;
  • Tecnologias na Correção de Cicatrizes de Acne;
  • Tumores Cutâneos: condução com retalhos e enxertos;
  • Correção de Orelha de Abano;
  • Lipoaspiração de Pequenos Volumes; entre outros.

Ações sociais

Contudo, nesta edição, a comissão do congresso crioou o projeto Mala do Bem, com o slogan “Roupa boa, a gente doa”. A ideia é estimular os inscritos a doarem roupas e acessórios que não usam mais.

As peças recebidas durante os dias do evento vão ser vendidas no Brechó do Bem, no Shopping Recife. E o montante arrecado será destinado a ações sociais que beneficiam a população em situação de rua, gestantes e crianças carentes do Recife.

Outras ações sociais que integram a 32ª edição do CBCD são o espaço Além dos Olhos, ambiente onde profissionais com deficiência visual vão oferecer massagens aos congressistas. Já a exposição fotográfica “Enquanto Houver Sol”, compartilhará imagens das pessoas e suas histórias, que inspiraram o livro com mesmo nome da exibição.

*Foto: Reprodução