Conta de energia da Celpe: Aneel aprova reajuste médio de 8,99%

Mas reajuste da conta de energia da Celpe para consumidores residenciais será de 7,46%, afirma Aneel

Desde quinta-feira (29), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em prática a aprovação de terça (27). Ele diz respeito ao reajuste médio de 8,99% para clientes de conta de energia da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco).

Conta de energia da Celpe

O reajuste da conta de energia da Celpe chegará para as 3,8 milhões de unidades consumidoras do Estado, nos 184 municípios e arquipélago de Fernando de Noronha.

Entretanto, a Aneel afirma que o reajuste para consumidores residenciais será de 7,46%.

Já para clientes não residenciais, mas conectados à rede de baixa tensão, a conta ficará 8,01% mais cara. Em contrapartida, para indústrias com consumo de alta tensão, o aumento foi fechado em 11,89%.

RecargaPay

Vale lembrar que no mês de janeiro uma ação do aplicativo RecargaPay ofereceu desconto de R$ 20 na conta de luz. Na ocasião, a iniciativa contou com a parceria da Celpe.

Conta-Covid

Por outro lado, a agência de energia tomou ações a fim de mitigar as tarifas. É o caso da conta-Covid. A Iniciativa colaborou para manter o aumento médio em um dígito.

Entre os motivos que impactaram na revisão das tarifas, estão os custos com aquisição de energia, pagamento de encargos do setor e o transporte de energia, ressalta a Aneel em comunicado oficial.

“Importante destacar que nesse processo, a Celpe solicitou diferimento na revisão tarifária em razão da previsão de receita decorrente da ação judicial sobre os créditos tributários advindos da retirada do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins.”

*Foto: Divulgação/Flávio Japa/Folha de Pernambuco