Desfile das Bandeiras terá concentração na Rua da Moeda, a partir das 16h, e segue até o Boulevard da Rio Branco
Neste domingo, 16, haverá no bairro do Recife mais uma edição do Desfile das Bandeiras. Trata-se da celebração mais tradicional da cultura popular típica do ciclo junino.
Desfile das Bandeiras
O Desfile das Bandeiras reúne 14 bandeiras e grupos culturais em cortejo artístico e religioso. O objetivo é louvar os padroeiros do período: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro.
Além disso, tradicionalmente, o desfile reúne grupos de diferentes localidades da Região Metropolitana do Recife em homenagem aos santos que compõem esta época tão festiva do ano.
De acordo com o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello, a festa junina do recife é bastante tradicional na região, uma vez que contempla cultura regional, bem como sua culinária, além de cultuar o forró como gênero musical dominante do ciclo junino, assim como seu canto e sua religiosidade.
Além disso, os santos padroeiros do período são reverenciados durante toda a festividade, com um momento em especial, em razão dos desfile das bandeiras. Segundo os residentes da região, é nesta hora que junta festa e fé, onde o povo pode reafirmar seu respeito e confiança em José, Antônio, João e Pedro. Ou seja, um verdadeiro desfile que emociona a população, com sua força, gratidão e alegria.
Como será o cortejo
O cortejo está marcado para começar às 16h, com concentração na Rua da Moeda, com o propósito de reverenciar os santos.
Após a reunião dos grupos, a saída está marcada para as 17h.
Por fim, a festa percorrerá as ruas da Guia, Arsenal, Bom Jesus e termina na Sala de Reboco montado no Boulevard da Rio Branco.
Sobre a história do desfile
O desfile das Bandeiras Juninas ocorre desde 1993 e conta com a participação de diversos grupos da cultura popular, blocos líricos e bandas que tocam cantigas de São João.
*Foto: Reprodução/ Clélio Tomaz/PCR/ https://www.flickr.com/photos/prefeituradorecife/9166914594/in/photostream/