Economia de Pernambuco impulsiona o Nordeste, com diversidade de investimentos, resultando na alta do PIB do estado
A economia do Nordeste segue em destaque no cenário nacional. Prova disso é que se consolida como um dos principais motores do crescimento do Brasil. Em 2024, a região apresentou um avanço de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB), ultrapassando a média nacional de 3,5%.
Economia de Pernambuco
Além disso, a economia de Pernambuco, um dos Estados que mais se destacaram, registrou um aumento de 3,6% no período, de acordo com levantamento do Resenha Regional, divulgado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) neste mês de janeiro.
Por que este desempenho positivo?
Para chegar a este desempenho positivo, especialistas dizem que é em razão da expansão das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, ao fortalecimento do empreendedorismo e à diversificação dos investimentos. O crescimento do Estado pernambucano reflete ainda a robustez de setores estratégicos como indústria, comércio e agronegócio, além da crescente atuação do cooperativismo como catalisador da economia local.
Instituições financeiras cooperativas
Segundo o Gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, Antonio Cleber Zequetto, instituições financeiras cooperativas possuem papel essencial na expansão econômica. Em suma, quando a economia cresce, as cooperativas conseguem ampliar suas operações e atrair mais associados, fortalecendo as comunidades locais. o especialista diz também que essas ações estão fortemente enraizadas no cerne do Sicredi. E ao fomentar a educação e o envolvimento social, o cooperativismo garante que nossas iniciativas beneficiem os associados, e também criem um impacto duradouro nas comunidades.
Expectativas para 2025
Para 2025, a expectativa é que o Nordeste continue superando a média nacional, com previsão de crescimento de 3,5%, acima da estimativa de 3% para o Brasil. O gerente disse ainda que o cooperativismo deverá acompanhar esse avanço, impulsionando mais o desenvolvimento socioeconômico da região.
Por fim, Zequetto explica que é através de iniciativas como o Programa Crescer, que oferece treinamentos que capacitam os associados e a comunidade, que consegue absorver mais conhecimento sobre o valor e os benefícios do cooperativismo, aumentando oportunidades de emprego, geração de renda e expansão de comércios e serviços locais onde as cooperativas atuam.
Fonte: Foto de itzabshubo na Freepik