Emissão da carteira de identificação da pessoa com autismo: Paulista inicia agendamento

Carteira de identificação da pessoa com autismo busca facilitar o acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social

Desde a última quarta-feira (13), os pais ou responsáveis de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, residentes do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, poderão realizar o agendamento para a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Carteira de identificação da pessoa com autismo

Agora, a carteira de identificação da pessoa com autismo garante por meio da Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito da cidade, Yves Ribeiro, o fácil acesso dos autistas aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social da cidade.

Agendamento

O agendamento para a retirada do documento deve ser feito por meio do telefone (81) 9 9930-0298. Já o cadastramento, deverá ser feito presencialmente no Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista.

O local funciona das 9h às 15h, no Centro Administrativo, e fica na Avenida Geraldo Pinho Alves, no bairro de Maranguape I.

Apresentação de documentos

Além disso, no momento do cadastramento, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos do beneficiado: identidade, CPF, comprovante de residência e laudo de comprovação do autismo com o CID especificando o transtorno.

Segundo Kleber Pyrrho, diretor do DAD:

“A carteira vai garantir ao autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada.”

A previsão da Prefeitura de Paulista é que as carteiras sejam entregues no dia 21 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

*Foto: Reprodução