Empreendedoras de Areia, Luciana Balbino, do sítio Vó Maria, e Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo, se destacaram pelos projetos que fomentam a economia e o turismo no brejo paraibano
As empreendedoras Luciana Balbino, do Restaurante Vó Maria, e Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo, que desenvolvem seus negócios no município de Areia, brejo paraibano, estão concorrendo ao Prêmio Internacional de Jornalismo de Turismo Passaporte Aberto. Neste caso, as empresárias se destacaram pela importância das suas iniciativas no incentivo ao turismo e desenvolvimento econômico local.
Empreendedoras de Areia
O prêmio é uma iniciativa da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo. A cerimônia será realizada no dia 4 de setembro, no Panamá. Maria Júlia Baracho concorre na categoria Melhor Proposta Turística, com a visitação e experiência no Engenho Triunfo. Já Luciana Balbino concorre na categoria Empreendedores Turísticos Comprometidos, pela dedicação na fundação e divulgação do Restaurante Rural Vó Maria, que está diretamente relacionado à Associação de Moradores de Chã de Jardim.
Apoio do Sebrae
Contudo, vale destacar que as duas iniciativas tiveram apoio do Sebrae/PB em várias fases do seu desenvolvimento e continuam parceiras da instituição para o fomento à economia, empregabilidade e turismo na região do brejo.
Segundo Maria Júlia, “o Sebrae foi tudo na nossa vida, porque acreditou no brejo da Paraíba antes mesmo que a gente acreditasse. Em 2006, eu abri as portas do engenho para o turismo e o Sebrae entrou com cursos de capacitação e encontrou o destino certo, nos possibilitando ter contato com a economia criativa, colaborativa e nos empoderou”.
Por sua vez, Luciana Balbino lembrou da importância da parceria com o Sebrae/PB para o desenvolvimento das atividades da Associação Chã de Jardim e falou sobre os impactos positivos das ações para a população de Areia. “O melhor de tudo é ver que a gente não precisa sair daqui para ir para os grandes centros a procura de trabalho. A gente tem conseguido viver com dignidade aqui na nossa comunidade. E, hoje, somos um espelho para tantos outros lugares”, completou.
Reconhecimento do trabalho
Para a gerente do Sebrae/PB da agência de Guarabira, Jacy Viana, o reconhecimento do trabalho e projetos das duas empreendedoras revela o potencial do brejo paraibano para o investimento de novos negócios.
“O Sebrae tem atuado fortemente no fomento ao turismo na região, através de inúmeras soluções empresariais, com cursos, palestras, consultorias, seminários, ações de mercado (feiras e caravanas) e estratégias de desenvolvimento territorial.”
Ela destacou ainda o papel de liderança de Luciana Balbino e Maria Júlia no incentivo a outros empreendedores e negócios locais, participando de palestras e missões técnicas.
Outras partes do Brasil
No entanto, vale lembrar que o Brasil traz cada vez mais mulheres empreendedoras no setor de turismo e economia criativa, ajudando outras mulheres a entrarem neste universo. Prova disso é o trabalho que a CEO do grupo hoteleiro Clara Resorts, Taiza Krueder desenvolve como mentora para mulheres empreendedoras que, assim como ela, se destacam como fontes de inspiração. Sua abordagem envolve apresentar perspectivas inovadoras para enfrentar desafios e desenvolver soluções criativas. Além disso, ela também é chefe de cozinha, e possui um canal no youtube para o projeto Clara in Casa em que compartilha receitas práticas e saborosas. No site é possível aprender dos pratos mais simples às opções mais sofisticadas em poucos minutos.
Sobre o Prêmio Internacional de Jornalismo de Turismo Passaporte Aberto
As duas empreendedoras são as únicas representantes do Brasil na edição do Prêmio deste ano. A Organização Mundial de Jornalismo de Turismo anuncia todos os anos os indicados ao Prêmio. Além das paraibanas, a lista dos finalistas de 2023 reúne representantes do Chile, da Argentina, do Panamá, República Dominicana, México e Rússia. Os finalistas estão divididos em 12 categorias relacionadas ao turismo.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/vista-frontal-mulheres-trabalhando-juntas-em-um-projeto_6616850