Espetáculo Pontilhados será apresentado em Fortaleza, exibindo o melhor da cultura pernambucana
O Grupo Experimental de Dança, fundado há 30 anos no Recife, desembarca em Fortaleza neste fim de semana (16 e 17) para representar a cultura pernambucana no Festival Cena Nordeste, que ocorre no Theatro José de Alencar, Pinacoteca do Ceará, na Estação das Artes e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Espetáculo Pontilhados
O grupo apresentará o espetáculo Pontilhados neste sábado (16). A encenação parte do pressuposto de ver a cidade como palco vivo, utilizando ruas e praças para uma narrativa que reúne dança, poesia e música, em uma intervenção urbana sensorial.
Além disso, o coletivo também estará em Fortaleza fazendo uma residência de criação como parte do Cena Nordeste, importante projeto que promove diálogos entre estados e artistas de toda a região. Segundo a diretora de criação, trata-se de um passeio dançante pelas ruas, onde o público é convidado a se aproximar e embarcar em uma experiência única, que começa na Praça dos Leões e acaba no Jardim do Theatro José de Alencar.
Como participar
Para participar da experiência, o público precisará de um celular com internet e fones de ouvido para acessar a trilha sonora exclusiva que conduz a jornada. O percurso começa às 16h deste sábado, na Praça dos Leões, onde os espectadores são convidados a experimentar a cidade de um novo jeito, mergulhando em uma imersão poética e sensorial pelos espaços urbanos.
Temas da peça
Pontilhados aborda temas que vão desde a história da cidade e seus processos de preservação até questões sociais e culturais, como gênero, religião e desigualdade. Além da ideia de transformar as ruas em palco e envolver o público com fones de ouvido e trilha sonora personalizada, permitindo que cada pessoa experimente a cidade de uma maneira completamente nova.
Sobre o grupo
Fundado no Recife em 1993, o Grupo Experimental de Dança comemora 30 anos de trajetória, trazendo em suas obras uma crônica sobre a cidade e seu povo, com mais de 20 espetáculos no currículo. Suas produções abordam temas como política, cultura e memória urbana, levando essa perspectiva a todas as regiões do território nacional e a países como Peru, Argentina, Portugal e Espanha. Além disso, o Grupo realiza projetos de impacto social, como o Núcleo de Formação em Dança, que formou mais de 600 jovens, e o Reciclarte, capacitando artistas locais.
Sobre o festival
O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, e começou a ser planejado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival teve início na Paraíba e deve passar por todos os estados da região. e também foi atribuída uma linguagem cultural distinta a cada um dos estados. A Paraíba ficou responsável pelo graffiti, Sergipe e Alagoas pela cultura popular, o Maranhão pela música, o Piauí pelo forró, Pernambuco pelo audiovisual, Rio Grande do Norte pelo teatro, Ceará pela dança e Bahia pelo circo. Após a passagem por Fortaleza, o Cena Nordeste deve passar por Salvador (7 e 8 de dezembro).
Fonte: Foto de muhamadakbarm29 na Freepik