Focos do Aedes aegypti em Olinda: 80% estão concentrados nas casas

Focos do Aedes aegypti em Olinda foram encontrados na quarta etapa de Rio Doce, bairro mais populoso, aponta ação de combate às arboviroses

Na terça-feira (17), Agentes da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, realizaram ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na quarta etapa de Rio Doce, bairro mais populoso da cidade.

Focos do Aedes aegypti em Olinda

Por conta da pandemia, muitas pessoas não se atentaram aos focos do Aedes aegypti em Olinda. Ou seja, esqueceram de que a proliferação das arboviroses transmitidas pelo mosquito da dengue também pode afetar a saúde de muita gente.

População foi alertada

Segundo Glaucimar Barbosa, supervisora de Endemias da Prefeitura de Olinda, a população foi alertada quanto aos cuidados que devem ser tidos para prevenir os focos do mosquito dentro de casa. Entre as ações destacadas por ela está a de não deixar destampados reservatórios de água como baldes e caixas d’água. Ela ainda acrescentou que 80% dos focos do mosquito da dengue são encontrados dentro das residências que são visitadas pela equipe.

“Deixe seus reservatórios de água bem fechados, tirem pelo menos cinco minutinhos do seu dia para olhar o quintal, porque sempre tem aquela tampinha de garrafa, copos descartáveis esquecidos depois daquela festinha do fim de semana, e tudo isso são possíveis focos.”

Ela também diz que “o mosquito se prolifera em qualquer ambiente, precisamos nos cuidar e cuidar da nossa casa”.

Moradores

Contudo, os moradores da região relatam que contraíram dengue e entendem a importância do trabalho realizado pelos agentes de vigilância. É o caso de Dona Cleonice Albuquerque, moradora da região. Ela considera também como imprescindível que toda a vizinhança tome os cuidados necessários para se precaver das endemias provocadas pelo mosquito.

“Eu tenho a preocupação de me prevenir porque tenho os meus netos que vêm sempre aqui em casa e até mesmo porque é um cuidando do outro, a gente se cuida e eles também cuidam da gente, e, se os vizinhos cooperarem uns com os outros nesses cuidados, o resultado vai ser positivo.”

Nova ação

Uma nova ação está prevista para esta quarta-feira (18), a partir das 9h, no bairro de Rio Doce, na rua 05, no posto Beira Mangue.

*Foto: Divulgação/Rafael Furtado/Folha de Pernambuco