Galo Gigante recebe chuva de elogios de quem passa pela ponte; alegoria foi erguida ontem à noite (7)
“Maravilhoso”, “lindo”, “espetacular”. Esses foram alguns dos adjetivos usados por quem passava pela Ponte Duarte Coelho, na manhã desta quinta-feira (8), ao ver o Galo Gigante em pé pela primeira vez para este Carnaval, no Recife.
A capital pernambucana já está em festa. Turistas, foliões e curiosos presentes nas ruas não deixaram de registrar o momento ao se deparar com a alegoria maior dos festejos de Momo do Estado.
Galo Gigante – alegoria no Recife velho
Galo Gigante causa furor na cidade. Prova disso é que com uma fantasia que já é sua marca registrada no Carnaval, dona Geruza Carvalho, de 76 anos, elogiou a emponência da majestade que comanda o bloco do Galo da Madrugada durante o Sábado de Zé Pereira. “Está muito lindo como sempre. Muito bonito, apesar de ter deixado a desejar em alguns anos. Sou galista de coração”, iniciou.
Há 31 anos vestida de viúva, a professora aposentada também falou sobre a expectativa para os dias de folia e deu ênfase ao pedido de paz. “Espero que as pessoas tenham mais ponderação. Eu venho para o Galo todos os anos, mas muita gente que me acompanhava tem desistido de brincar por conta da violência. O importante é vir para brincar, prestigiar nosso Carnaval que é tão múltiplo”, salientou.
Atração turística
Pela primeira vez em Pernambuco, o casal formado por Leandro Jacik e Iara Dutra, do Paraná, estão deixando o Estado nesta quinta-feira (8). No entanto, marcaram presença na Ponte Duarte Coelho para terem registros do Galo como forma de recordação.
“É muito bonito. Chegamos tem uns dias, fomos em Porto de Galinhas, em Olinda, e hoje vamos curtir um pouco por aqui no Recife, antes de irmos embora”, pontuou o fretista.
“Viemos ver o Galo para não perder a oportunidade. Muito lindo, o povo aqui é animado. Vamos levar daqui muita alegria e a simpatia do povo”, completou a empresária de 39 anos.
Produção da alegoria
A alegoria é assinada mais uma vez pelo artista plástico, designer e consultor Leopoldo Nóbrega. Neste ano, em branco, o Galo Gigante carrega consigo um pedido de paz e lembra as gerações mais antigas de foliões, com a “cabeça branca”.
Por fim, a cabeleireira Ana Cláudia, de 42 anos, faz contagem regressiva para a chegada do sábado para poder cair na folia. “O Galo este ano está lindo, maravilhoso com esse cabelo diferenciado. Há mais de dez anos brinco com frequência, amo o Carnaval e virei prestigiar o bloco do Galo da Madrugada com meu marido”, falou.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C3FyadoupgH/