Mamógrafo Móvel contará com dois caminhões que circularão por 32 pontos da capital pernambucana
Em março, considerado o mês da Mulher, a Prefeitura do Recife vai reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. Para isso, 2.560 vagas serão disponibilizadas para realização de mamografias gratuitas no mamógrafo móvel. Ao longo do mês, dois caminhões circularão por 32 pontos nos oito Distritos Sanitários da cidade. Além disso, os exames serão feitos por demanda espontânea. Ou seja, sem a necessidade de agendamento, e são voltados para mulheres entre 50 e 69 anos. A programação completa pode ser conferida neste link.
Mamógrafo Móvel no Recife
Em cada local, serão oferecidas 80 vagas (metade pela manhã e outra metade à tarde). Contudo, no dia do exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Mas, dentro do espaço onde é feito o exame, continua sendo obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
Resultado
O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade em que o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. Em contrapartida, quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos foco da ação, e precisa fazer o procedimento, deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento.
O que é o exame de mamografia?
A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos.
Autoexame
No entanto, é de extrema importância que a própria mulher realize o autoxame. Neste caso, ele pode ajudar a identificar algo de errado em suas variações naturais e conseguir identificar uma suspeita de ‘caroço’ na mama, por exemplo.
Principais sintomas para ficar atenta:
- alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- alterações no bico do peito (mamilo);
- saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Por fim, além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, alguns hábitos saudáveis ajudam. Isso inclui: manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Todos eles auxiliam na redução do risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Rebekah Vos)