Marcas preferidas dos pernambucanos corresponde a 61 produtos e empresas, escolhidas em 14 categorias por moradores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Anualmente, a publicação Diário de Pernambuco realiza o recall de marcas importantes do estado. Trata-se do prêmio Marcas Preferidas. Com o apoio do Instituto Exatta, o jornal mais antigo da América Latina revela quais são os produtos e as empresas mais lembrados pelos residentes destas região do país.
Marcas preferidas dos pernambucanos
Ao total, são 61 marcas preferidas dos pernambucanos. Elas foram escolhidas como as preferidas em 14 segmentos variados. Os vencedores serão anunciados entre hoje e amanhã (4).
A pesquisa, realizada no Recife, Olinda e Jaboatão entre os dias 9 e 15 de abril deste ano, foi feita a partir do método Top of Mind, no qual os consumidores falam o primeiro nome que eles lembram em cada categoria analisada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais com mais de 600 moradores dos três municípios pernambucanos.
Além disso, segundo o Exatta, o estudo apresentou um alerta sobre a necessidade de um posicionamento de marca avançado no mercado pernambucano, para garantir a consolidação de produtos regionais com os consumidores no estado. Para a consultoria, as marcas mais citadas são exatamente aquelas que são expostas em excesso nos meios publicitários, na sua grande maioria provenientes de outros centros comerciais, como os estados das regiões Sul e Sudeste.
Enquanto as grandes marcas ocupam o espaço comercial, os produtos locais apresentam uma pequena presença no cenário pernambucano. Além disso, as marcas locais precisam aliar ainda mais a qualidade dos seus serviços e produtos com boas campanhas publicitárias e frequentes, conectando-se mais com os seus consumidores. Com isso será possível garantir o seu espaço no mercado, com um retorno financeiro positivo e o fortalecimento do seu posicionamento.
Mais parcerias
Além disso, o jornal e a Exatta firmaram outra parceria para 2024: as eleições para prefeitos e vereadores. Para o diretor do Instituto, a colaboração tem o objetivo de mostrar a visão da população em relação a diversos tópicos de interesse público para as pessoas em geral, além de oferecer um diagnóstico completo da situação e as expectativas em relação aos futuros gestores municipais.
Sobre o Instituto Exatta
O Exatta é uma empresa especialista na consultoria e gestão da informação, que está no ramo de pesquisas, censos, trabalhos de assessoria política e gestão empresarial há 25 anos. O Instituto também integra a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e presta serviços para os setores públicos e privados.
*Foto: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/eduhhz/6374290273/in/photolist-2odBgvG-ioqt5b-8kuqm-2pwpju7-8kupz-8kuwy-2iSqBiZ-aHgVdH-aHgVNv-57uoSe-aHgUqr-aHgVjR-6xQFNZ-4aya8b-4au9Ap-aHgUST-aHgUDF-aHgmqz-oi4YxP-3KpbCw-vj3X7F-2iRz8Zf-8i3von-2oTPi3t-8vK8ex-vj4exB-nYPfGB-nYQf1n-4kYnTF-buDX5g-vich2L-nYNWCb-4kYmoB-8ZFDaH-ogivdz-23NSk7-Dj2UEq-4xNB7A-brR7Na-viJnMe-jMZ9DQ-64uWH3-Cw6wGh-76fGbY-ZGiyjJ-8dVMkS-umHuFL-Cw6xSo-brR7Nk