Pesquisa feita pelo Google Trends, ferramenta do buscador que mostra os termos mais pesquisados, revelou que a procura pelo termo “amor-próprio” teve seu menor volume desde 2016. Na comparação entre fevereiro de 2024 com o mesmo período do ano passado, as pesquisas caíram 45%.
O auge do interesse sobre o tema aconteceu em junho de 2020, em plena pandemia, essa queda pode revelar que as pessoas estão familiarizadas com o tema e cuidando mais do seu bem-estar e saúde mental após esse período de crise, levando a queda nas pesquisas.
Para a enfermeira do SUS Nathalia Belletato apesar do aumento de casos de ansiedade, as pessoas aprenderam a focar em seu bem-estar após um período de crise como foi durante pandemia. “Eu suponho que, com o retorno das pessoas para a ‘vida normal’ pós pandemia, isso pode ter afastado os usuários dessa busca, que passaram a valorizar a sua saúde mental em um grau mais real e fora do mundo virtual”, analisa a profissional de saúde.
O auge da sensação de solidão
Com a chegada da pandemia em 2020, muitas pessoas passaram a se isolar e o ambiente virtual virou um refúgio para muitas delas, o que pode explicar a tendência vista na pesquisa do Google Trends. “A saúde mental nunca recebeu tanto destaque como nos últimos anos, o tema passou a ser valorizado, assim como os cuidados com a saúde física”, revelou Nathalia Belletato.
“O amor-próprio é a essência da nossa relação mais fundamental: aquela que temos com nós mesmos. É o compromisso inabalável de nos aceitarmos, valorizarmos e cuidarmos de nós em todos os aspectos da vida”, completou ela.
Outros levantamentos da pesquisa
O levantamento mostrou ainda que, apesar dessa queda nas pesquisas, o Brasil ainda é o país da América do Sul que demostrou maior interesse pelo tema no último ano.
Nas buscas mundiais, o Brasil ficou em 6º lugar nas pesquisas pelo termo “amor-próprio”, perdendo apenas para: Filipinas, Japão, Índia, Jamaica e Nepal.
“A saúde mental influencia todos os aspectos de nossas vidas – desde nossas relações pessoais e desempenho no trabalho até nossa capacidade de lidar com desafios e adversidades. Quando estamos mentalmente saudáveis, somos mais resilientes, criativos e capazes de manter um equilíbrio emocional mesmo diante das dificuldades”, completa Nathalia.
História de Nathalia Belletato
Nathalia Belletato, natural de São Paulo e nascida em 18 de outubro de 1990, deu seus primeiros passos nos palcos ao se envolver com o ballet clássico aos oito anos de idade. Seu talento excepcional a levou não apenas a se destacar como bailarina, mas também a compartilhar sua paixão ao instruir jovens dançarinos ao longo de quase uma década.
Paralelamente à sua jornada na dança, Nathalia conquistou a sua graduação em Pedagogia em 2012, abraçando o papel de educadora no ensino infantil. Mais tarde, em 2014, obteve formação como instrumentadora cirúrgica, seguido pela sua incursão como apresentadora na Rede TV no ano seguinte.
O amor pela enfermagem
Entretanto, seu verdadeiro chamado encontrava-se na área da medicina, conduzindo Nathalia Belletato a direcionar sua energia para a enfermagem. Inicialmente, ela desempenhou seu papel em instituições hospitalares privadas, até assumir a função de técnica de estratégia da saúde da família no Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca constante de aprimoramento, Nathalia investiu em cursos de graduação em enfermagem e pós-graduação em saúde pública.
Para Nathalia a enfermagem é uma profissão em constante evolução, que exige não apenas habilidades técnicas e conhecimento científico, mas também empatia, compaixão e capacidade de adaptação. “Os enfermeiros são frequentemente a linha de frente na resposta a crises de saúde pública como foi na pandemia e emergências, demonstrando coragem e resiliência em face do desconhecido”, completou ela.
A enfermeira ressalta ainda que é importante reconhecer e valorizar o trabalho vital que os enfermeiros realizam diariamente, não apenas durante momentos de crise, mas em todas as situações. “Sua dedicação incansável e compromisso com o bem-estar dos outros são inspiradores e merecem toda a gratidão e respeito”, diz.Parte superior do formulário
Nathalia é um exemplo vivo da busca pela harmonia entre paixão e propósito, demonstrando habilmente como integrar esses elementos em sua vida diária. Sua jornada é uma narrativa inspiradora de como é possível seguir os sonhos enquanto se mantem ancorado em seus valores.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/mulher-orando-qYanN54gIrI