Novas vagas em creches para 2023 terão reserva de matrículas entre os dias 22 de novembro a 10 de dezembro
A Prefeitura do Recife vai oferecer, para o calendário escolar de 2023, 2 mil novas vagas em creches para os alunos, atendendo 8,5 mil crianças. O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira (9) pelo prefeito João Campos durante a entrega da Creche Municipal Lua Luar, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, que foi reformada e modernizada. A fase de reserva de matrículas ocorrerá entre os dias 22 de novembro a 10 de dezembro, por meio do site Matrícula Online.
Novas vagas em creches para 2023
Além disso, o aumento das novas vagas em creches para 2023 significa um incremento em torno de 30% no volume atual, que é de 6,5 mil vagas. Atualmente, o programa Escola no Grau, que tem como objetivo requalificar 200 unidades educacionais e construir novas em todas as regiões da cidade, está realizando a requalificação de 60 creches simultaneamente.
Criação das 2 mil vagas
Desde 2019, segundo a Prefeitura, a Secretaria de Educação do município construiu seis novas creches, para viabilizar a criação de 2 mil novas vagas. Além disso, 13 unidades tiveram as estruturas ampliadas e nove, atualmente, estão com os serviços avançados para expansão da capacidade e estarão em funcionamento no primeiro semestre de 2023.
Segundo o prefeito João Campos:
“Nesta semana, a gente completou 2 mil novas vagas em creches. A gente fez isso em um ano e dez meses e vamos fazer muito mais. Além disso, o programa Escola no Grau está fazendo a requalificação de 60 creches ao mesmo tempo na nossa cidade. Toda semana vai ter entrega de escola requalificada, de creche requalificada. São R$ 200 milhões investidos. A gente quer dar boas condições de trabalho para o trabalhador da educação e segurança e qualidade para o aluno da nossa rede.”
Por fim, o gestor municipal acrescentou:
“A creche é um grande instrumento de ensino e de aprendizagem, mas é também uma das políticas públicas mais efetivas de combate à desigualdade. Você dá a garantia da aprendizagem, da alimentação, da segurança. E o pai e a mãe podem trabalhar, estudar, se qualificar.”
*Foto: Reprodução