Olimpíada Brasileira de Robótica contou no Recife com os times da Rede Municipal de Ensino nos níveis 1 e 1 da fase estadual, e agora vão para a fase nacional, no mês de novembro, em Goiânia (GO)
Ocorreu ontem (13), a etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Recife, com equipes de escolas municipais, no Recife Expo Center. O evento marcou o encerramento da programação da segunda edição do Festival de Programação e Robótica do Recife.
Olimpíada Brasileira de Robótica
Com a grande final da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas modalidades, o que as classificou para a etapa nacional, no mês de novembro, em Goiânia (GO).
Destaques
Entre os destaques do dia, esteve a Escola Municipal Rodolfo Aureliano, situada no bairro da Várzea. A unidade de ensino classificou equipes nos níveis 1 e 2 para a etapa nacional, além de conquistar o prêmio extra de melhor escola pública participante da competição.
Como representantes da E. M. Rodolfo Aureliano e de Recife, estão os times RoboticNew e RoboticLegends. Além disso, atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife é bicampeã nacional da Olimpíada.
Pódio
Completaram o pódio da final: as equipes Bytebots (Nível 1), da Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva, e Unitec (Nível 2), da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, que ganharam a medalha de prata; e Unity Kids (Nível 1), do Sesi Escada, e Cangaceiros da Robótica (Nível 2), do Sesi Vasco, no terceiro lugar.
Provas
Vale destacar que as provas exigem habilidades em programação e robótica, abrangendo desafios práticos, movimentação autônoma de robôs em ambientes complexos com obstáculos.
Robótica artística
Entretanto, quem passou pelas arenas nestes quatro dias de evento se deparou também com uma nova modalidade: a Robótica Artística, envolvendo dança, interpretação e arte.
A primeira edição da Robótica Artística contou com a participação de sete equipes. Para 2025, segundo os coordenadores, a expectativa é contar com um número de equipes ainda maior. O Festival de Programação e Robótica do Recife teve a participação de cerca de 5.000 pessoas nos quatro dias de evento.
O pódio da modalidade reuniu as equipes Marista Art (Nível 1) e Kyrios Art’s (Nível 2), em primeiro lugar.; Hip Hop Bit (Nível 1) e Marista Creative (Nível 2), em segundo lugar; e Escola Municipal Alda Romeu T (Nível 1) e Power Girls (Nível 2), em terceiro lugar.
Por fim, a equipe Marista Art também vai representar o Estado na fase nacional da competição.
Fonte: Foto de freepik na Freepik