Outubro Verde fará parte de um projeto itinerante que vai circular por vários pontos da capital pernambucana ao longo deste mês
Neste mês, além do Outubro Rosa, também existe o Outubro Verde. Neste caso, trata-se de chamar atenção da importância de fazer exames para detectar a sífilis. Sendo assim, a cidade de Recife fará uma campanha para o enfrentamento da doença, com o auxílio da prefeitura.
Outubro Verde no Recife
O Outubro Verde nesta região do país será realizado por meio de ações com testagem rápida para disgnosticar essas doenças e ainda outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Além disso, a programação também inclui atividades voltadas para profissionais da Rede Municipal de Saúde. A primeira ação ocorreu no domingo, com uma unidade móvel do projeto itinerante “Bora testar? Bora prevenir?”. A primeira parada foi no Marco Zero da cidade, oferecendo testes rápidos e aconselhamento para o público visitante.
Durante a ação, foram ofertados mais de 200 testes rápidos para detectar possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço.
Casos positivos
Em casos de resultados positivos, o usuário recebe orientação e é encaminhado para tratamento na rede municpal de saúde. Contudo, durante as ações também serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.
Programação completa do Outubro Verde
Nesta quarta (6), acontecerá o segundo dia de testagem em massa, das 9h às 12, no Porto do Recife.
Confira abaixo as demais datas:
- 8 e 29 de outubro, das 18h às 22h, na Rua das Ninfas, 84, Soledade;
- 20 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria;
- 27 de outubro, das 14h às 17h, na Fábrica Frango Natto, na Guabiraba.
Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife
Ainda durante a programaççao do Outubro Verde também serão realizadas ações direcionadas aos profisisonais da Secretaria de Saúde do Recife. Entre as atividades programadas, estão: formação para os profissionais do Programa Academia da Vidade, que vai abordar o assunto “Gerenciamento de Risco na Prevenção às IST, HIV e Hepatites Virais”.
Webnários sobre o Outubro Verde
Na ocasião também serão promovidos webnários, transmitidos pela plataforma da Escola de Saúde do Recife, que vão abordar os seguintes temas:
- “Perfil epidemiológico da sífilis no Recife e experiência do CMITV”;
- “Prevenção da transmissão vertical da Sífilis”;
- “Sífilis congênita: perfil epidemiológico, definição de caso e manejo clínico na maternidade”.
O que é sífilis?
A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida, principalmente, por relação sexual. Mas também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gravidez. Só neste ano, no Recife, já foram diagnosticados 414 casos de sífilis na gestação e 1.240 novas infecções da sífilis adquirida.
O agente causador da doença é a bactéria Treponema pallidum. Seu sintoma mais comum é uma ferida indolor na região genital. E a prevenção pode ser feita com o uso correto e regular de preservativos.
A sífilis é uma patologia crônica de fácil tratamento com antibióticos. Hoje, o tratamento com penicilina está disponível em mais de 97% das Unidades de Saúde da Família do Recife.
*Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife