Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é analisada em ciclo de debates

Ciclo de debates Retratos da Leitura no Brasil acontece todas as terças-feiras, a partir do dia 22 e vai até 13 de outubro; inscrições podem ser feitas pelo site do Itaú Cultural

A partir do resultado obtido na quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, reflexões serão o foco de um ciclo de debates, promovidos pelo Instituto Pró Livro (IPL). A iniciativa de cultura tem como parceiro o Itaú Cultural e começa a partir da próxima terça-feira (22), com o tema: “Retratos da Leitura – O Comportamento Leitor dos Brasileiros”.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site do Itaú Cultural. À frente do projeto estão: a coordenadora da pesquisa pelo IPL, Zoara Failla e os acadêmicos Marisa Lajolo, Idmea Semeghini-Siqueira e José Castilho Marques Neto.

Objetivo dos painéis Retratos da Leitura no Brasil

O objetivo dos painéis e dos ciclos de debates –que acontecerão toda terça, com encerramento no dia 13 de outubro, sempre às 17h – é contribuir na busca de caminhos para melhorar os índices brasileiros, expostos no resultado da pesquisa. Ela foi divulgada na segunda-feira (14). Além de orientar políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas e estimular ações ligadas à promoção de leituras.

Histórico da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

Iniciado em 2007, e realizado a cada quatro anos, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é uma das mais relevantes sobre os hábitos de leitura do brasileiro.

Nesta quinta edição, mais de oito mil entrevistas foram captadas em ao menos 208 municípios. Desse índice, 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal.

Esta edição tem como novidade os hábitos e interesses do leitor de livros de literatura, tanto impresso como em plataformas digitais.

Confira a seguir as datas e os temas abordados.

Ciclo de debates e programação do Retratos da Leitura no Brasil

Terça-feira (22)

1º Painel: Retratos da Leitura – O comportamento leitor dos brasileiros

O que revelam: o perfil, os hábitos e as motivações de leitores e não leitores e as barreiras para a leitura, ao comparar esses dados com os dados das edições anteriores?  Avançamos? Quais os desafios para a formação de leitores e para melhorar esse “retrato”?

O que diz a Retratos
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)

Hábitos, Motivações e o que leem
Marisa Lajolo, Mackenzie e aposentada UNICAMP

Desafios para a formação de leitores: em foco as crianças
Idmea Semeghini-Siqueira – Faculdade de Educação – USP

O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil José Castilho Marques Neto – UNESP e J.Castilho Consultoria
Mediação: Zoara Failla

Terça-feira (29)

2º Painel: Retratos da Leitura em Bibliotecas – percepções e avaliação
Como os brasileiros percebem e avaliam as bibliotecas? Essas informações podem orientar políticas e ações voltadas a ampliar o acesso e orientar a construção de espaços vivos e que promovem: encontros, investigação, conhecimento, aprendizagem e formação de leitores e de cidadãos?

O que dizem os brasileiros na Retratos da Leitura sobre as bibliotecas?
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)

Bibliotecas escolares – livros nas estantes ou leituras que conquistam leitores e promovem aprendizagem?
Maria das Graças Monteiro Castro, biblioteconomia e educação e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)

A biblioteca “sem muros” – que liberta e transforma
Bel Santos Mayer, LiteraSampa /Rede de Bibliotecas Comunitárias.Mediação: Zoara Failla

Terça-feira, 6 de outubro

3º Painel: Retratos da Leitura – o perfil, as leituras e as motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros
Aprofundar o conhecimento sobre o leitor de literatura e sobre seus hábitos, influências e preferencias de leitura e de consumo podem orientar programas e ações voltadas à formação e à conquista desses leitores?

Leitores de literatura – quem são e o que leem segundo a Retratos da Leitura? Os desafios para formar e conquistar esses leitores
João Luiz Ceccantini, UNESP (Comissão da Pesquisa)

As motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros segundo a Retratos da Leitura – podem orientar políticas e programas para ampliar esses leitores? 
Mariana Bueno, consultora Nielsen Book, especializada em economia do livro. Comissão da Pesquisa.Mediação: Zoara Failla

Terça-feira (13)

4º Painel – Retratos da Leitura no Brasil – Leituras em outros suportes e leitores mutantes
Esta edição da Retratos ampliou a investigação para conhecer novos hábitos e a leitura na internet e como essas leituras impactam nas motivações, nas influências, nas preferencias, e, se impactam na formação de leitores de livros e no despertar do interesse pela literatura.

Leituras em outros suportes e leitura digital
Retratos da Leitura e os leitores digitais – Zoara Failla – Coordenadora da Pesquisa -IPLFabio Malini, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor UFES, onde coordena o Labic (estudo de megadados nas redes sociais)

Leitores “mutantes” – quem são? o que leem? por que leem?
Dolores Prades, publisher da Emília e Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de FormaçãoMediação: Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural

*Foto: Divulgação