Colocar pessoas em primeiro lugar, segundo CEO e fundadora da Scooto, é essencial para as empresas que desejam reter talentos
O capital humano é um dos ativos mais valiosos de uma empresa. E isso é independentemente do tamanho ou setor que atua, além da soma das habilidades, competências e conhecimentos dos profissionais. Neste caso, saber reconhecer e investir neste capital é fundamental para todos os negócios que desejam prosperar e manter-se competitivo no mercado. Pensando nisso, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 motivos para investir no capital humano.
Por outro lado, Ernesto Heinzelmann, presidente da Heinzelmann Consultoria Empresarial, consultor e conselheiro administrativo de grandes empresas, revela que existe o apego ao cargo, pelo status e reconhecimento que traz no mundo externo à empresa.
“Internamente traz a dificuldade de reconhecer e praticar a hierarquia no comando e nas decisões, algo necessário em qualquer organização, bem como a remuneração associada às atividades e responsabilidades.”
Pessoas em primeiro lugar
Contudo, para Marina Vaz, CEO e fundadora da Scooto, colocar as pessoas em primeiro lugar é essencial.
“Ao enxergar todos como parte primordial da organização, é possível motivá-los a trabalhar em seu máximo potencial, permitindo que todos contribuam para o crescimento e evolução da companhia.”
5 motivos para investir em capital humano
Produtividade
Pessoas motivadas e capacitadas são mais produtivas. Sendo assim, realizam suas tarefas de modo mais eficiente e eficaz. Isso resulta em um maior rendimento, ajudando a empresa a se destacar no mercado e tornando-a mais competitiva.
Talentos
Investir no desenvolvimento e no bem-estar dos prestadores aumenta a satisfação e o engajamento, reduzindo a rotatividade. Portanto, conseguir retê-los é vantajoso para evitar treinamentos de novos profissionais.
Qualidade
Quando todos na empresa possuem o conhecimento e as habilidades adequadas, o trabalho realizado atinge um alto padrão de qualidade, resultando em produtos e serviços superiores. Além disso, instiga a geração de ideias inovadoras, pois pessoas capacitadas se sentem mais confiantes e encorajadas a pensar de maneira criativa, contribuindo para a busca de soluções diferenciadas.
Clima
Neste caso, a empresa cria um ambiente de trabalho saudável e motivador, no qual os trabalhadores se sentem valorizados e respeitados. Isso fortalece as relações interpessoais e eleva a felicidade no trabalho.
Atendimento
Por fim, profissionais bem treinados e satisfeitos têm maior capacidade de oferecer um atendimento de qualidade, satisfazendo assim as necessidades e expectativas dos clientes, o que fortalece a imagem da empresa e fideliza os consumidores.
*Foto: Reprodução/