PIB pernambucano cresce novamente em 4,1% em comparação ao trimestre anterior; já o índice nacional apresentou um aumento de 3,3%
OProduto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco nesse segundo trimestre de 2024 cresceu 4,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa alta coloca Pernambuco à frente da média nacional, que também registrou crescimento, porém, de 3,3%, abaixo do desempenho pernambucano.
PIB pernambucano
Os dados sobre o PIB pernambucano foram apresentados no mês passado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Pernambuco (Seplag-PE), em um anúncio realizado no auditório da Condepe/Fidem, localizado no bairro da Boa Vista.
Agropecuária
Por sua vez, a agropecuária registrou um crescimento de 22,3%, sendo uma das principais responsáveis pelo avanço do PIB no Estado. O setor se destaca na produção de ovos, aves e criação de gado, com municípios como São Bento do Una, conhecida como a “Capital do Ovo”, produzindo quase 120 mil ovos por dia. Tal desempenho, aliado à pecuária, exerce um papel essencial no fortalecimento da economia local e contribui expressivamente para o resultado positivo do PIB no segundo trimestre.
Indústria
Já a indústria também registrou um crescimento extraordinário de 4,4%. Os principais destaques foram o aumento nas energias solar e eólica, além dos setores de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos, que apresentaram bons resultados.
Serviços
O setor de serviços, que corresponde a mais de 70% do PIB do estado, cresceu 2,8%. Os principais segmentos responsáveis por esse crescimento foram comércio, atividades imobiliárias e transporte.
Expectativas positivas
As expectativas para o PIB de Pernambuco em 2024 são bem positivas. No segundo trimestre, o estado teve uma alta de 4,1% em comparação ao mesmo período de 2023, ultrapassando o crescimento nacional de 3,3%. Tal resultado foi estimulado por fatores que demonstram sinais de recuperação econômica.
Um dos principais fatores desse crescimento é o investimento do governo estadual, que retomou obras de infraestrutura, como melhorias no abastecimento de água e nas estradas, e de programas para reduzir o déficit habitacional e aumentar o número de creches.
Além disso, a Secretaria de Planejamento de Pernambuco acredita que o estado vai seguir avançando nos próximos meses, com mais investimentos em infraestrutura e estímulos ao setor privado.
Fonte: Foto de freepik na Freepik