Pix agendado, quando feito de modo correto, facilita o dia a dia do usuário
Desde seu lançamento, em 2020, pelo Banco Central, o Pix vem sendo um grande sucesso e com o passar do tempo mais soluções de pagamento foram sendo implementadas. É o que afirma Cláudio Salituro, ex-VP de TI da Caixa, que destaca ainda como é essencial garantir a segurança e confiabilidade do sistema para todos os usuários. Agora, uma dessas soluções é o agendamento de pagamentos, ou Pix agendado, que quando feito de modo correto pode facilitar bastante a sua vida.
O que é o Pix agendado?
A principal promessa do modelo de transações via Pix é o pagamento instantâneo. Por sua vez, muitos dos usuários da modalidade nem sabem que é possível agendar seus pagamentos para uma data futura.
Em suma, o Pix agendado funciona exatamente como uma TED agendada, mas sem custos nem restrições de horário para ser feito.
Como funciona e quais são as vantagens?
Essa modalidade configura o agendamento de um pagamento Pix para um horário / data futuro. E tal recurso é especialmente útil para pessoas e empresas realizarem seus planejamentos financeiros.
Prova disso é que empresas podem agendar todos os pagamentos dos seus funcionários de antemão. Enquanto isso, as pessoas físicas podem fazer o planejamento de contas que ainda não venceram.
Contas fixas
Além disso, a função pode ser muito útil para pagar contas como internet, TV a cabo e serviços de assinatura em geral.
Neste caso, na data marcada, o Pix com o valor será feito automaticamente, sem que o usuário precise fazer mais nada.
É seguro?
O Pix agendado é feito da mesma forma que um Pix comum e conta com os mesmos mecanismos de segurança.
Para a pessoa que faz o pagamento não existe risco algum e caso haja algum problema ele pode ser cancelado a qualquer momento antes de o pagamento ser feito.
Por outro lado, a pessoa que recebe o pagamento deve se atentar já que assim como outros tipos de transferências agendadas, o Pix agendado não dá nenhuma garantia de que você vá receber o dinheiro na data marcada.
Inclusive, várias pessoas caem no famoso golpe do “Pix agendado” por não prestarem atenção no comprovante da transação.
Como fazer um Pix agendado da maneira correta?
Portanto, para fazer um Pix agendado ele é feito quase da mesma maneira que um Pix convencional, tendo como única diferença a alteração da data do pagamento.
No Nubank, por exemplo, esse processo pode ser feito facilmente seguindo as indicações que a empresa dá na sua página de ajuda. Confira abaixo como fazer um Pix agendado no Nubank:
- Uma vez no aplicativo do Nubank navegue até Área Pix > Transferir e selecione o valor do pagamento Pix;
- Agora escolha para quem você vai mandar selecionando um contato ou entrando a chave Pix da pessoa e avance até a parte onde pode revisar a transferência;
- Nessa tela é só apertar no botão “Alterar” no campo “Quando” e escolher a data em que o pagamento será realizado;
- Continue avançando e coloque sua senha quando for pedida.
Pronto! Seu Pix foi agendado com sucesso.
Confira como agendar um Pix Copia e Cola no Nubank:
- Uma vez no aplicativo do Nubank navegue até Área Pix > Pix Copia e Cola e cole o código do Pix;
- Informe o valor da transação e avance até a parte onde pode revisar a transferência;
- Prossiga da mesma maneira que no agendamento de um Pix normal.
Um pagamento via QR Code é agendado da mesma maneira que o Pix Copia e Cola, só que através do menu Área Pix > Ler QR Code e escaneando a imagem do QR Code ao invés de colar a chave.
Como cancelar
Mas, se por um acaso quiser fazer o cancelamento de um Pix agendado, ele pode ser feito até o dia anterior à data indicada para o pagamento. Para isso, basta acessar a área da sua conta navegando até “Conta” na tela inicial do aplicativo e procurar pelo Pix agendado que quer cancelar.
Ao abri-lo, você verá a opção “Precisa cancelar o agendamento?”. Então, basta apertar nela e confirmar.
Esse processo é feito de modo semelhante em outros aplicativos, você só precisa encontrar o menu Pix.
*Foto: Reprodução/