Praias alagoanas recebem visita técnica sobre manchas de óleo

Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu parecer após visita técnica às praias do litoral Norte e Sul de Alagoas e divulgou a situação sobre o derramamento de óleo nesta região do Nordeste

Alagoas continua uma operação de força-tarefa para conter os focos de derramamento de óleo, situado no litoral Norte e Sul do estado.  

Novos casos de óleo

Na quarta-feira (16), o Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) se reuniu pela segunda vez. O encontro ocorreu desde cedo e registrou o balanço das atividades das entidades envolvidas junto aos municípios para avaliar também as situações mais críticas.

Em Alagoas, antes das 8h da manhã de quarta-feira já havia pessoas realizando a varredura da situação das cidades onde apareceram resíduos de óleo.

No mesmo dia, houve uma avaliação para a contratação de trabalhadores locais por meio de pagamento diário pelo serviço. Com isso, uma ação imediata aconteceria no momento exato do surgimento de novas manchas.

GTA

O GTA é composto por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitania dos portos. Além disso, também possui apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos.

Situação do óleo no Litoral Norte

A praia de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, registrou grande quantidade de óleo depois das 19g de terça-feira (15). Na manhã seguinte (16), a Secretaria de Meio Ambiente da cidade já estava no local com uma equipe para retirar os resíduos remanescentes.

Em função deste último episódio, o secretário municipal recebeu orientação e aprovação para contratar ao menos 40 colaboradores para executar o serviço. Além disso, a Capitania dos Portos seguiu para a região com um grupo de apoio. Já a equipe do Ibama foi para Alagoas de helicóptero na intenção de verificar a necessidade de utilização de máquinas que já estão sendo usadas nesta força-tarefa.

Há uma equipe do IMA na Barra de Santo Antônio, onde um mutirão está sendo feito com o objetivo de retirar mais óleo desta área. Colaboradores e voluntários organizados pela prefeitura se uniram para realizar o trabalho.

Litoral Sul

A Petrobras contratou uma companhia para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia), na região de Coruripe. Esta empresa também contratou moradores locais para executar o trabalho.

Na área de Feliz Deserto também surgiu indícios de óleo. Porém, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já organizou uma força-tarefa de limpeza no horário em que a maré estiver bem baixa.

A prefeitura da cidade de Roteiro (Gunga) segue com a ação de limpeza da praia com a ajuda de colaboradores e voluntários, além do apoio de comerciantes atrelados ao complexo turístico.

Fonte: Site TNH1

*Foto: Divulgação / Ascom IMA