Provedores de internet e Telecom apresentam produtos com tendências e soluções no setor; EXPOISP Brasil
Nesta semana, entre quarta (10) e sexta-feira (12), Olinda se transformou na capital brasileira dos provedores de serviços de internet (ISP na sigla em inglês). A cidade-patrimônio sediou a 7ª edição da EXPOISP Brasil – Olinda 2023, feira de negócios do setor de Internet e Telecom, que reuniu 100 expositores apresentando ao mercado produtos, tendências e soluções de marcas nacionais e internacionais.
Provedores de internet e Telecom
Com a realização da Start Produções e Eventos e montagem assinada pela Evolution Promoções e Eventos, a feira ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco. A expectativa dos organizadores foi reunir um público de 10 mil pessoas e gerar R$ 50 milhões em novos negócios, o que significa um crescimento de 20% na comparação com a 6ª edição para o setor de provedores de internet e Telecom.
Grade paralela
Além da área de exposição, a feira contou com uma grade paralela de conteúdo com mais de 30 horas de programação para o público visitante. De acordo com o diretor da Start Produções e Eventos, Francisco Henrique Nascimento:
“Nosso propósito é apresentar as principais inovações e tendências globais do setor de provedores de internet, conectando marcas, investidores e especialistas na área com o mercado pernambucano. É disseminar o networking e ampliar o conhecimento para os mais diversos profissionais de ISP, apresentando os avanços do setor, promovendo a cadeia regional e contribuindo com a geração de novos negócios.”
Intercâmbio profissional
A EXPOISP Brasil – Olinda 2023 também promoveu oportunidade de intercâmbio profissional, ofertando conteúdos e espaços tecnológicos interativos. Entre os principais ambientes, destacaram-se o LAB ISP e a Arena Experience.
Lounge Tecnologia & Inovação
Apostando em inovação, o evento trouxe para este ano o lounge Tecnologia & Inovação, com ambientes destinados a experiências e vivências interativas, como a Arena Experience. A EXPOISP Brasil – Olinda 2023 contou também com o projeto LAB ISP, espaço direcionado para apresentações, workshops e rodadas de mercado sobre os mais diversos temas, indo de gestão à inovação, até assuntos técnicos. É o que explicou a diretora da Evolution Promoções e Eventos, Amabili Fernanda Nunes, diretora da Evolution Promoções e Eventos:
“Nesta edição, a feira proporcionará ambiente ainda mais estruturado e robusto aos expositores e público, ocupando todo o pavilhão e o mezanino do Pernambuco Centro de Convenções. A ampliação da estrutura está sendo estrategicamente planejada para que possamos receber os visitantes com tranquilidade e conforto, em espaços que favoreçam o intercâmbio profissional e os novos negócios.”
Mercado cresce no Nordeste
O Nordeste é a região brasileira com maior número de provedores de serviços de internet (ISPs), reunindo as principais capitais do País com as maiores participações neste mercado. Com isso, Pernambuco é um dos principais hubs, um dos maiores na cadeia em número de empresas de Telecom e Internet. A Anatel confirma que o estado está no ranking nacional como destaque na região com maior número de provedores licenciados.
Banda larga fixa
Além disso, a Anatel diz que o mercado brasileiro de banda larga fixa ultrapassou, em 2022, a marca de 45 milhões de assinantes. Nos últimos anos, os provedores regionais de banda larga registraram crescimento acelerado e passaram a incomodar as grandes teles, acirrando a concorrência.
Juntas, as operadoras regionais são ‘detentoras’ de 47,5% do mercado de internet fixa no País, o dobro do que possuíam há cerca de quatro anos.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Jonathan Borba – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/7omTiFYwZyY)