Semana do Empreendedorismo Feminino celebrará um marco importante; segundo o Sebrae, mais de 10 milhões de mulheres empreendem no país, 34% do total de empreendedores
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.667, de 2023, que institui a Semana do Empreendedorismo Feminino em novembro. O objetivo é o de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. A norma é resultante do PL 2.458/2019, aprovado em agosto no Plenário. O texto foi relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) nas Comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos (CDH).
Semana do Empreendedorismo Feminino
Além disso, a lei prevê a realização de campanhas de esclarecimento pelo poder público que marcam a Semana do Empreendedorismo Feminino. Damares destaca como obstáculos ao empreendedorismo feminino as barreiras culturais e o desequilíbrio entre homens e mulheres na ocupação de cargos gerenciais, no valor dos salários recebidos e no tempo livre para o cuidado de pessoas ou afazeres domésticos.
“Não nos faltam dados e estudos que comprovam a triste desigualdade de oportunidades de colocação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. O empreendedorismo é, assim, uma forma de a mulher lutar por condições mais equânimes, visto que as chances de sucesso, pelo menos em tese, seriam iguais para homens e mulheres empreendedoras”, afirma Damares no relatório aprovado.
Minoria
Contudo, é preciso lembrar que, conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), apesar de representarem mais da metade da população brasileira, as mulheres ainda são minoria no empreendedorismo. Elas enfrentam obstáculos como falta de acesso a crédito, desigualdade salarial e dificuldade de conciliar a vida profissional com a pessoal. E isso inclui diversos segmentos da economia nascional, como o turismo, por exemplo. Todavia, o setor vem se destacando com lideranças femininas. Prova disso é que no ramo hoteleiro, a CEO Taiza Krueder, está á frente do grupo Clara Resorts, com hotéis no interior de São Paulo, além de ter um programa no YouTube voltado à gastronomia. Com isso, eal incentiva mais mulheres a empreender, seja no turismo ou na gastronomia.
Setor de serviços
Por fim, o relatório aponta ainda que, em sua grande maioria, as empreendedoras se concentram no setor de serviços, com destaque para as áreas de: beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação. Segundo o Sebrae, o Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras, 34% do total, sendo a maioria das classes C, D e E.
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