Stock Car 2024, promovido pela Vicar, também confirmou etapa em El Pinar, no Uruguai, em outubro
Na semana passada, a Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, anunciou alterações no calendário da temporada 2024. Segundo nota, as mudanças foram necessárias, em parte, em razão de “deficiências técnicas e de estrutura em autódromos nacionais”.
Stock Car 2024
No fim deste mês, a Stock Car 2024 retorna ao Velocitta para a quinta etapa do campeonato. Por sua vez, a nova programação para os próximos meses manteve a etapa prevista para ocorrer em Buenos Aires, na Argentina, e confirmou El Pinar, no Uruguai. Entretanto, não incluiu traçados tradicionais, como: Londrina, Campo Grande, Santa Cruz do Sul e Tarumã.
Falta de estrutura
Além disso, o CEO da Vicar se pronunciou sobre as mudanças que precisaram ser feitas no calendário e lamentou a falta de estrutura adequada por parte dos circuitos brasileiros para receberem eventos do porte da Stock Car. Para ele, este ano é um dos piores momentos da história do automobilismo nacional, onde poucas pistas são capazes de abrigar as maiores categorias em ótimas condições técnicas, o que inclui segurança, algo que sempre é preocupante.
Segundo o ex-piloto da categoria, Renato Conill, diferentemente deste ano, a temporada 2023 da Stock Car foi até mais emocionante que a Fórmula 1.
Eventos profissionais
Apesar de o Brasil abrigar eventos super profissionais, por outro lado, é preciso atender ás grandes exigências para que nada saia errado. Isso inclui: acomodação do público, acessos, estacionamento, alimentação disponível hidratação.
Além disso, não é concebível que uma pista esfarele, e o guard-rails precisam estar íntegros, bem como seus boxes terem energia elétrica e abrigar as equipes em caso de chuvas. A organização tem olhado bastante para pistas de fora do Brasil, como a do Ururguai. Vale destacar que há vantagens econômicas que a categoria leva aos locais que sediam uma prova.
Isso porque a comunidade local se envolve, por meio de empregos temporários, gerando ganhos a empresas locais também. Trata-se da geração de quase 2.000 empregos indiretos, além de desempenhar ações de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Mas, alguns governos locais não enxergam isso, lamentou o dirigente da Stock Car.
Cidades como Cascavel, Mogi Guaçu e Nova Santa Rita são mais conhecidas e visitadas também por serem sedes de eventos do esporte a motor, entre outras atrações.
Por outro lado, municípios como Chapecó, em Santa Catarina, Cuiabá, no Mato Grosso, e Brotas, em São Paulo, já anunciaram que estão com projetos em andamento, além do Autódromo Internacional de Brasília, um dos mais importantes do país e que está passando por reformas.
A categoria volta nos dias 29 e 30 de junho, para a quinta etapa do campeonato no Velocitta. E também vai completar a corrida que falta após a suspensão pelas chuvas em março.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C8m4XPjui_r/?img_index=2