Base Aérea do Recife já tem data de desativação e que será ao mesmo tempo do aniversário de 83 anos da base
A Base Aérea do Recife (BARF), será desativada nesta quinta-feira (24). Criada durante a 2ª Guerra Mundial, em 1941, a instalação fica no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana. A data da desativação coincide com o aniversário de 83 anos da base.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) explicou que a desativação da Base Aérea do Recife será feita apenas por conta de aspectos no que diz respeito às operações aéreas.
No Boletim do Comando da Aeronáutica foi destacado que a FAB observou ao longo dos anos uma diminuição expressiva nas atividades desenvolvidas nesta base.
A nota diz ainda que por não haver unidades aéreas sediadas, a organização militar voltou-se para a Segurança e Defesa, bem como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife.
Vale lembrar que antes, a base vinha sendo usada, por exemplo, em operações da FAB, como a que trouxe brasileiros do Oriente Médio, no começo do conflito entre Israel e Hamas, em outubro de 2023.
Além disso, o comando aéreo alegou que a desativação da BARF busca promover eficiência administrativa e econômica. Com isso, as atividades serão redistribuídas para outros locais vinculados à Força Aérea na capital pernambucana.
O Grupo de Segurança e Defesa do Recife (GSD-RF) e a Assistência Religiosa passarão à subordinação do II Comando Aéreo Regional (Comar) que fica em Boa Viagem, na Zona Sul; e a Banda de Música passará à subordinação do Grupamento de Apoio do Recife (GAP-RF), também localizado em Boa Viagem.
A Força Aérea Brasileira explica também que a decisão implicará na transferência de subordinação do Comando de Preparo (Comprep) ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), mais precisamente ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), que fica no bairro de Jardim Jordão.
Todavia, apesar da desativação da base, será preservada toda a infraestrutura existente e não haverá movimentação de efetivo para outras localidades.
Por fim, ainda está previsto o planejamento de atividades essenciais de controle do espaço aéreo vinculadas à BARF, bem como a operação dos controles de aproximação de Maceió/AL e de Aracaju/SE, que passarão a operar a partir desta base, o que resultará em incremento do efetivo da guarnição de Aeronáutica do Recife para 2025.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/aeronaves-em-um-aeroporto_2792094.htm#fromView=search&page=1&position=19&uuid=f096f8d4-e77b-496a-a990-99fce595a7db
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!