Carrefour cresce na pandemia, com direito a divulgar resultado de corrida aos supermercados, que foi maior durante mesmo período de 2019
Os supermercados estão incluídos entre os poucos setores daeconomia que continuam a ter vendas e lucro, independente da crise provocadapelo novo coronavírus no Brasil. O Carrefour cresce na pandemia, e ainda passoua divulgar nesta segunda (11) os resultados do primeiro trimestre de 2020 pelasubsidiária local do grupo francês Carrefour.
Diferente de outros setores econômicos que despencaram entre janeiro e março deste ano, os números do balanço do Carrefour devem demonstrar o resultado da corrida desempenhada pelos consumidores, na intenção de comprar mantimentos e produtos de higiene e limpeza logo que foi anunciado o surto da doença respiratória Covid-19 no Brasil, no início de março.
Segundo indicadores prévios de atividade econômica, o setor de supermercados tem se saído melhor até mesmo que o de farmácias, que é considerado outro tipo de comércio essencial em meio ao período de isolamento social.
De acordo com cálculos da corretora de valores Ágora, areceita do Carrefour deve ter aumentado 11% entre janeiro e março de 2020, anteigual período de 2019, para R$ 14,4 bilhões. Já o lucro deve ter avançado12,4%, a R$ 470 milhões. Sobre isso, o desempenho das vendas pela internet temsido o principal foco da atenção dos investidores.
Apesar de ser um setor essencial em meio à pandemia, como o desupermercados que cresceu 6% na semana de 22 a 28 de março em relação à médiahistórica, o mercado de drogarias e farmácias sofreu queda de 16%, conformedados da processadora de pagamentos Cielo. Já o dos varejistas de vestuáriorecuou 92%.
O Carrefour, provavelmente, se beneficiou do primeiromovimento dos consumidores quando a pandemia chegou ao país: o de encher oscarrinhos nos supermercados físicos, chegando a estocar comida de fato. Após isso,com a publicação do decreto de quarentena em várias regiões brasileiras, amaioria dos clientes passou a comprar pelos sites. Portanto, as empresas que jápossuíam operação online enérgica vão seguir ganhando, conforme a duração dodistanciamento social.
Além disso, pela urgência do momento, que favorece ainda mais as vendas pela internet, o Grupo Pão de Açúcar deve ter apresentado um resultado ainda melhor do que o Carrefour. A receita deve ter aumentado em 15% no período de janeiro a março, para R$ 14,6 bilhões, com alta de 95,4% no lucro, para R$ 428 milhões, segundo contas da corretora Ágora. O Pão de Açúcar vai divulgar seu balanço nesta quarta-feira (13), depois do fechamento da bolsa de valores.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!