Até o momento estes casos confirmados de sarampo foram de pessoas que desenvolveram a doença entre os meses de julho e agosto deste ano, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo
O estado doPernambuco registrou um aumento no número de casos confirmados de sarampo, quesubiu para 37. A informação foi publicada na manhã de ontem (9) pela SecretariaEstadual de Saúde (SES/PE).
De janeirodeste ano até o dia 28 de setembro, foram registrados 799 casos suspeitos. Dessenúmero, 37 foram confirmados, 284 descartados e os demais ainda estão sendoapurados. Das ocorrências confirmadas, três são no Recife e um em Jaboatão dosGuararapes, na região metropolitana da capital do Estado; o restante foinotificado no Agreste, sendo: 14 em Taquatinga do Norte, seis em Caruaru, cincoem Vertentes, três em Santa Cruz do Capibaribe, três em Toritama, um em FreiMiguelinho e um caso em Bezerros.
O crescimento deste percentual aconteceu em intervalo de apenas oito dias. Até o dia 20 de setembro, haviam sido registradas 731 suspeitas da doença, sendo 242 ocorrências descartadas e 23 confirmadas, conforme levantamento anunciado no começo deste mês pela SES, quando começou a nova Campanha Nacional de Vacinação de combate ao sarampo em todo o país. Desses casos, três em Recife, e o restante no Agreste, sendo: nove em Taquatinga do Norte, seis em Caruaru, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe, um em Vertentes, um em Bezerros e um caso em Toritama.
Emdeclaração ao Folha PE, André Longo, secretário estadual de Saúde, afirmou:
“Todos os casos confirmados até o momento são antigos. Trata-se de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto”.
Até o dia 4de outubro, 507.814 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco,sendo 215.986 doses em crianças de seis meses a quatro anos, o que equivale a98% do público-alvo, segundo informações da SES.
A campanhanacional contra o sarampo segue até o dia 25 deste mês para esta faixa etáriaque ainda não começou ou não finalizou o esquema vacinal. No dia 19 deste mêstambém, acontecerá o Dia D de Vacinação em todo o Brasil, visando este mesmopúblico. Longo ressalta:
“Os meninos e meninas dessa faixa etária que já estão com a caderneta de vacinação em dia não precisam comparecer aos postos de saúde. Mas, na dúvida, o importante é que os pais compareçam aos postos com seus filhos para que a caderneta seja analisada por um profissional e a criança fique protegida também contra outras doenças além do sarampo”.
Para AnaCatarina de Melo, superintendente de Imunização da SES-PE, mesmo que o Estadojá tenha atingido a meta mínima do programa de vacinação da primeira dose datríplice viram em crianças de 12 meses, o percentual não foi alcançado nos municípiospertencentes à I e VIII Gerências Regionais de Saúde com sede na capital e emPetrolina, no Sertão, respectivamente.
Ana Catarinaexplica que estas áreas a população é numerosa, além de receber muitos turistastodo o tempo e alerta para a importância de “intensificar as ações e fazerbusca ativa para evitar grande número de crianças desprotegidas”.
Além disso,ela reforça que também é preciso tomar a segunda dose, “já que, até o momento,somente o município de Palmares e Salgueiro conseguiram atingir a meta mínimade 95%”.
Atualmente, a média em todo o Estado de Pernambuco é de 74,5% de vacinação da segunda dose para combater o sarampo.
Fonte: Folha PE
*Foto: Divulgação
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!