Começou ontem (21), a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). O evento pretende reunir mais de cinco mil atividades em todo o Brasil, com o intuito de aproximar mais a produção científica da população. A cerimônia de abertura ocorreu em Brasília, onde autoridades destacaram o quanto é importante popularizar as pesquisas por aqui e de promover carreiras ligadas à produção de conhecimento junto aos jovens.
SegundoMarcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, épreciso desmistificar a ciência como sendo algo ligado a um pesquisador de jalecobranco. É mais do que isso. Portanto, os eventos distribuídos por todo paísdevem contribuir para comprovar que as inovações existem na rotina das pessoas.
Pontes aindaressaltou à Agência Brasil:
“Às vezes você vê, principalmente no meu setor, gente duvidando que o homem chegou à Lua e outros temas. Isso vem de uma divulgação científica deficiente, por isso precisamos melhorar a divulgação científica, assim como o ensino de ciência nas escolas”.
Ele aindadisse que o programa de sua pasta “Ciência na Escola”, em que pesquisadoresvisitam escolas e alunos que são levados às instituições de ensino e pesquisa,possui ações como as olimpíadas de matemática, astronomia e robótica. Com isso,o jovem tem uma explanação melhor sobre o que é trabalhar nesta área.
Já paraGilvan Máximo, secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, a SemanaNacional de Ciência e Tecnologia é o principal projeto do setor, em que uma sementepode despertar o interesse de jovens que podem se transformar em cientistas nofuturo. Além disso, as exposições do evento servem para evidenciar de mododidático as várias inovações que podem auxiliar as próximas gerações.
Como exemplo,o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, AntônioCarlos Futuro, destacou o tema da semana Bioeconomia: diversidade e riquezapara o desenvolvimento sustentável. Para ele, é preciso avançar em pesquisasque consigam trazer uma probabilidade de transformação digital e que se conecteà sustentabilidade.
LuizHenrique Mandetta, ministro da Saúde, pontuou a necessidade de mais pesquisasem sua área, que atualmente é datada em uma balança comercial negativa de US$26 bilhões (R$ 107,38 bilhões). Para ele, as inovações na área de genéticapodem trazer ganhos importantes ao Brasil.
“Fundamental despertar os jovens para inovações em um país que tem o desafio de dar saúde como direito”.
A cerimôniade abertura foi realizada dentro da estrutura montada pelo Ministério daCiência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na capital federal, apelidada deAvenida da Ciência. Mais de 180 expositores participarão da 16ª Semana Nacionalde Ciência e Tecnologia, em um espaço de mais de 21 metros quadrados. No pavilhãoestarão expostos desde aeronaves e carros autônomos, passando por máquinas,inovações e projetos de pesquisa.
O projeto demicrotecnobiologia de microalgas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, comandadopela oceanógrafa Alinne Junqueira, é um dos que estão expostos no pavilhão. Elae seus colegas demonstrarão dados sobre o papel das microalgas e seusbenefícios. Ela ainda explicou:
“Além de elas terem um papel primordial ecológico na cadeia alimentar dos oceanos, elas também apresentam uma grande aplicação como complemento alimentar”.
Em relaçãoao corpo humano, Maria Clara Pelegrini, que é aluna de enfermagem daUniversidade de Brasília, apresenta o projeto Museu da Anatomia Humana. A iniciativareúne peças e técnicas relacionadas a este tema.
Até domingo(27), mais de 5,2 mil atividades devem ser oferecidas por 172 instituiçõesvinculadas aos governos federal, estaduais e municipais, além de centros depesquisa, escolas e entidades da sociedade civil. No total, eventos organizadospara a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão promovidos em 278municípios, em 23 estados e no Distrito Federal.
Para acessar a programação completa, basta entrar na página do evento no site do MCTIC.
Fonte: Agência Brasil
*Foto: Divulgação / Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!