Os interessados em se tornar um embaixador do programa educacional podem fazer a adesão por meio do aplicativo Colab, onde também estão sendo recolhidas sugestões para o Plano Municipal para a Primeira Infância
A chance de poder se engajar, mobilizar e ainda sensibilizar a sociedade a fim de estipular princípios, diretrizes, instrumentos e competências para formulação e implantação de políticas públicas para crianças de até seis anos de idade por meio de um Plano Municipal para a Primeira Infância já é uma realidade. É com esta visão que a Prefeitura do Recife lançou no dia 9 de março o programa Embaixador da Primeira Infância. A ideia é expandir a participação popular na consulta pública, por meio de uma série de formadores de opinião conectados ao tema. Até a data de lançamento, 67 convidados já haviam abraçado esta causa.
Qualquer pessoa pode se tornar um embaixador da PrimeiraInfância ou apenas participar da consulta. Os interessados podem fazer a adesãopor meio do aplicativo Colab. Na plataforma já estão sendo captadas sugestõespara o plano desde o mês passado. A intenção é que as pessoas se engajem paraexpandir a participação popular na consulta pública por meio de sua rede decontatos pessoais.
Quem desejar se cadastrar como embaixador receberá um linkpersonalizado por e-mail, que poderá ser encaminhado a seus contatos, e tambémpode conter imagens, textos e vídeos para compartilhar.
Portanto, basta baixar o app Colab, que é gratuito para ossistemas Android e iOS, e depois clicar em “quero ser embaixador”, na área daconsulta pública do Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife.
Já para quem quiser dar sua opinião, a pesquisa também estádisponível no site consultas.colab.re/primeirainfanciarecife. Para osembaixadores, o link personalizado garante que cada contato vai responder aconsulta por meio do intermédio deste colaborador e que cada resposta contarápara o sistema de pontuações que gera recompensas cidadãs.
Para Rogério Morais, secretário Executivo para a Primeira Infância,é esperada que mais de duas mil pessoas participem do programa, tanto comoembaixador, como dando sugestões:
“Hoje estamos realizando um trabalho coletivo de multiplicação dessa ideia. Este é um plano decenal para a cidade, que perpassa a gestão e desejamos que as pessoas se identifiquem com as aspirações propostas nele e assim tenham um senso de pertencimento.”
A cantora, compositora e contadora de histórias Carol Levy éuma das embaixadoras convidadas e afirmou que é uma emoção abraçar esta causa:
“Receber um título como esse é de uma responsabilidade muito grande e um combustível para que a gente faça mais. Eu imagino que a gente deva ter um respeito e uma empatia muito grande por quem as crianças são porque a partir do momento que você entende que elas não funcionam da mesma forma que nós adultos, conseguimos nos comunicar melhor com elas.”
Já o prefeito Geraldo Julio destacou que, depois da aprovaçãodo Marco Legal da Primeira Infância, a fase atual é a elaboração do PlanoMunicipal:
“O documento deve ser elaborado por toda a sociedade, por isso convidamos esses embaixadores que são pessoas da sociedade, que já atuam nessa área, que já cuidam de desenvolver as crianças desde o nascimento e agora vão ajudar os recifenses a participar e elaborar o primeiro plano da cidade. Tenho certeza que eles vão cumprir o papel, fico muito feliz porque encontramos muita gente engajada com a causa.”
Fonte: Folha de Pernambuco
*Foto: Divulgação / AndréaRêgo Barros/PCR
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!