Doações para o Sul estão vindo de todo o Brasil; saiba o que doar e onde levar, e é muito importante estar tudo identificado por setor, tamanho, feminino, masculino e infantil, em relação a vestuário
Nos últimos dias, o país tem assistido ao desastre climático em quase todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul. E todas as regiões do país estão unidas em doar o que podem para os gaúchos.
Sendo assim, o estado do Pernambuco disponibilizou o aeroporto do Recife, em Imbiribeira, na Zona Sul da Cidade, como base de coleta de doações, assim como as unidades dos Correios desta região.
Até agora, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirma que 90 pessoas morreram por conta das chuvas; 131 estão desaparecidas e outras 362 estão feridas. Esses números podem subir a qualquer momento.
Além disso, milhares de habitantes continuam convivendo com cortes de energia e racionamento de água. Alagamentos também seguem, ebm como estradas paralisadas e grande dificuldade de acesso.
De acordo com a Aena, administradora de 17 aeroportos no Brasil, os pontos de coleta estarão sinalizados em cada local. Para fazer sua doação, basta se dirigir a alguma autoridade que irá direcioná-lo para a área de donativos. Os outros aeroportos que estão recebendo donativos são:
Nos aeroportos, as pessoas podem levar: água potável, produtos de higiene, alimentos não perecíveis e roupas. Vale lembrar que não podem ser doados itens como óleo de cozinha, produtos corrosivos e/ou inflamáveis.
Em relação ao vestuário, as pessoas devem etiquetar cada doação. Exemplo: se for roupa feminina, identificar desta forma, assim como roupas masculinas e infantis. Para calçados, identifique por numeração (feminino, masculino e infantil) e devem estar unidos, pois várias doações não foram assim, e os pares se perderam, o que faz a equipe de voluntários do RS perderem mais tempo na triagem de produtos. As roupas devem estar em bom estado de uso e limpas.
As calcinhas e cuecas devem ser novas.
Os pares devem estar sempre juntos.
Muitas mulheres e adolescentes precisam de absorventes. Há muitas marcas que vendem combos com pelo 16 unidades em cada pacote.
Também é preciso sabonetes, shampoos e condicionadores e demais produtos de higiene pessoal.
Devem estar bem fechados.
Muitas pessoas ainda não têm onde cozinhar os alimentos, portanto, priorize alimentos de fácil preparo, como latas de atum, sardinha, etc.
Eles também precisam de colchões, roupas de cama e toalhas. Etiquete todas para facilitar a separação.
Já nos Correios, é possível doar em qualquer agência de Pernambuco. A ação também ocorre no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, além do Paraná e algumas do Rio Grande do Sul.
Vale destacar que a estatal está recebendo e transportando gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet – sem custo aos doadores.
Em Pernambuco, diversas redes de apoio já são promovidas. O Governo do Estado já enviou equipes para o Rio Grande do Sul com equipamentos de bote, roupas de mergulho e colchões. Instituições também participam, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que enviou recursos provenientes do cumprimento de penas de prestação pecuniária e outros benefícios legais para o estado.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/feche-as-pessoas-com-doacoes_20942887.htm#fromView=search&page=1&position=39&uuid=62773b4e-38a2-4324-9527-5c8f13c81fa7
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!