Carteira de identificação da pessoa com autismo busca facilitar o acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social
Desde a última quarta-feira (13), os pais ou responsáveis de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, residentes do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, poderão realizar o agendamento para a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Agora, a carteira de identificação da pessoa com autismo garante por meio da Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito da cidade, Yves Ribeiro, o fácil acesso dos autistas aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social da cidade.
O agendamento para a retirada do documento deve ser feito por meio do telefone (81) 9 9930-0298. Já o cadastramento, deverá ser feito presencialmente no Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista.
O local funciona das 9h às 15h, no Centro Administrativo, e fica na Avenida Geraldo Pinho Alves, no bairro de Maranguape I.
Além disso, no momento do cadastramento, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos do beneficiado: identidade, CPF, comprovante de residência e laudo de comprovação do autismo com o CID especificando o transtorno.
Segundo Kleber Pyrrho, diretor do DAD:
“A carteira vai garantir ao autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada.”
A previsão da Prefeitura de Paulista é que as carteiras sejam entregues no dia 21 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
*Foto: Reprodução
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!