Programa Ilumina Recife focará nas áreas mais carentes da capital na intenção de baixar o índice de criminalidade
A cidade deRecife ganhará 30 mil novos pontos de iluminação. O objetivo é prevenir aviolência nas regiões mais carentes da capital de Pernambuco, com o programaIlumina Recife. A instalação dos pontos de LED será realizada em locaisindicados pelo programa Pacto Pela Vida (PPV), que serão prioritários. O mapeamentocompreende 145 comunidades, situadas em 51 bairros do município. Todos osdetalhes da iniciativa foram apresentados na semana passada pela prefeitura, emparceria com as secretarias de Planejamento e Gestão, e de Defesa Social dePernambuco.
Os locaisque serão atendidos pelo Ilumina Recife abrangem as comunidades de: Coque,Comunidade do Bode, Comunidade do Papelão, Sítio do Berardo, Vila dos Milagrese Vila São Miguel, entre outras áreas. Já em relação aos critérios para aescolha destes lugares está a vulnerabilidade da região para crimes violentoscontra o patrimônio, de acordo com informações fornecidas pelo PPV, além da análisequalitativa dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) sobre afalta de iluminação de certas áreas, enquanto fator decisivo para o registro decasos de violência.
Até o fim de2019, o programa Ilumina Recife proporcionará 15 mil novos pontos de LED serãoinstalados nas comunidades, o que equivale a um investimento de R$ 17 milhões. Osoutros 15 mil serão instalados até o final do ano que vem. De acordo com oprefeito Geraldo Julio, em declaração ao jornal Folha de Pernambuco:
“Essa ação vai possibilitar que as pessoas possam aproveitar mais o espaço público, ter mais convívio com os vizinhos, e muito mais segurança, por consequência. Já fizemos as grandes avenidas, com a instalação de oito mil pontos. Com os 30 mil desta etapa chegaremos a 40% de todo o parque de iluminação pública da capital”.
Na região deCoque, na Joana Bezerra, no centro de Recife, os pontos de LED já foraminstalados. Segundo a moradora Paloma Martins, 25 anos, já pode se notarmudanças na rotina dos residentes:
“A iluminação melhorou muito na nossa rua. A minha loja, que antes era muito escura, com a claridade melhorou até o movimento. As crianças também aproveitam mais a praça, então estamos todos muito felizes, só temos a agradecer”.
Com atecnologia LED presente no programa Ilumina Recife, as vantagens são inúmeras,entre elas o fator de vapor de sódios, que proporciona a redução no consumo deenergia elétrica ao menos em 12,5%, chegando até 50,73%. Sem contar que osnovos equipamentos em LED são 214,81% mais eficazes do que as luminárias vaporde sódio já existentes. Com isso, mesmo quando atingir 50 mil horas de uso,ainda é possível garantir pelo menos 70% do fluxo luminoso do começo projetado.
Para Antôniode Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco, os crimes nestas regiõesocorrem por três fatores: o criminoso, a vítima e o ambiente que facilita a ação.
“Se você exclui um desses pontos, o crime não acontece. Isso é justamente o que estamos vendo hoje. Com base em dados técnicos, em áreas que necessitam efetivamente de uma melhoria na qualidade da iluminação, estamos reduzindo justamente um desses fatores para que o crime não aconteça”.
Fonte: Folha de Pernambuco
*Foto: Divulgação / Prefeitura de Recife
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!