Jovens recifenses: Prefeitura lança publicação inédita sobre condição de vida

Vida de jovens recifenses teve estudo feito pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife, com publicação que traz um diagnóstico, além de sete artigos reflexivos escritos por especialistas

Leia mais

Na terça-feira (20), a Prefeitura do Recife lançou uma publicação inédita que reúne um estudo sobre a condição de vida dos jovens recifenses na transição para a vida adulta. A publicação "Condição Juvenil: Reflexões a partir do Recife" foi lançada durante evento online. Estiveram presentes gestores municipais e sociedade civil. Além disso, o documento já está disponível no site da Secretaria Executiva de Juventude no site da Prefeitura do Recife.

Leia mais

Vida de jovens recifenses

O objetivo da pesquisa sobre a vida de jovens recifenses é o de fortalecer o compromisso da gestão municipal em viabilizar estratégias justas e eficazes para as políticas públicas da juventude.

Leia mais

Contudo, a publicação do diagnóstico abrange duas partes: o relatório de pesquisa sobre a condição de vida da juventude do Recife e os artigos reflexivos escritos por especialistas. A pesquisa revela o Índice de Condição Juvenil (ICJ) no Recife, além das condições de vida das pessoas com 15 a 29 anos, e ainda mostra a diferença entre os bairros da cidade e os momentos de vida desses jovens. Todavia, também foram usadas fontes pré-existentes, como, por exemplo, o IBGE, o INEP e o IPEA, além da própria Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.

Leia mais

De acordo com Marcone Ribeiro, secretário executivo de Juventude do Recife:

Leia mais

“O documento é um ponto de partida para a consolidação de uma série de políticas e diretrizes para a condição e qualidade de vida dos jovens da cidade. A pesquisa foi feita pensando tanto na divisão dos territórios quanto nos eixos importantes, como educação, saúde e lazer. Esse instrumento irá servir para identificar os pontos para que a gente precise melhorar e futuramente, com uma base de dados mais atualizada, construir um novo diagnóstico.”

Leia mais

Diagnóstico

Já para identificar a condição de vida dos jovens recifenses, a pesquisar consolidou dados que ajudem a traçar uma compreensão da condição de vida deles em sua transição para a vida adulta. Sendo assim, foram considerados assuntos prioritários, como: demografia, educação, saúde, segurança, trabalho e renda, família e habitabilidade, cultura, lazer, esportes e religião e participação política.

Leia mais

Além disso, também é objetivo do documento explorar os principais desafios e oportunidades na construção de uma política pública relevante para as juventudes.

Leia mais

7 artigos reflexivos

Por fim, a publicação traz sete artigos reflexivos escritos por especialistas com reconhecimento no âmbito acadêmico e na gestão pública. Os temas estão divididos em: saúde, negritude, trabalho, condição LGBTQIA+ e três textos que apresentam experiências internacionais, estadual e municipal do desenvolvimento de políticas públicas para a juventude.

Leia mais

Desse modo, o material acaba por deixar um legado para que a administração pública desenvolva ações que garantam condições dignas de vida à população jovem em todo território recifense.

Leia mais

*Foto: Reprodução

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Correio do Grande Recife